Cidadeverde.com

Equipe do FIDA volta ao Piauí para concluir missão 2016 no estado

Imprimir

O Projeto Viva o Semiárido, executado no Piauí pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Diretoria de Combate à Pobreza Rural (DCPR), recebeu no início deste mês especialistas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) que vieram ao Piauí supervisionar a execução de planos de negócios nas cidades de Bethânia do Piauí, Paulistana, Picos e Simplício Mendes. Nesta segunda- feira (20), a missão Fida 2016 começa a segunda etapa em Teresina, quando deverá apresentar à SDR e órgãos parceiros o diagnóstico de execução do projeto Viva o Semiárido no estado.

De acordo com agenda repassada pelo FIDA, nesta segunda ocorrerá às 9h, na SDR, reunião para apresentar impressões sobre a implementação do projeto. Devem participar também representantes da Unidade de Gestão do Projeto (UGP), da Seplan, Fundação Cepro, Emater, Seduc, Setre e Instituto interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Nos dias 21 e 22 de junho, serão realizadas reuniões entre o Fundo Internacional e os órgãos parceiros. Já na tarde da quinta-feira (23), deve ocorrer uma reunião com o governador Wellington Dias e no dia seguinte, a missão Fida 2016 no Piauí será concluída.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, o FIDA apoia o projeto Viva o Semiárido que beneficia 22 mil famílias em 89 municípios do Piauí na área da inclusão produtiva, fortalecendo a geração de trabalho e renda nestas cidades do semiárido, desenvolvendo ações de educação para convivência nesta área e também impulsionando a capacidade empreendedora de famílias no semiárido, principalmente, jovens, mulheres e comunidades quilombolas. 

“É um projeto de 40 milhões de dólares, onde o Estado participa com 20 milhões de dólares e o FIDA com a outra parte. A missão vem ao nosso Estado verificar como as ações estão se desenvolvendo, inclusive, discutindo ajustes, caso haja necessidade, na operacionalização do projeto Viva o Semiárido”, ressaltou Francisco Limma.

Na primeira fase desta missão, uma equipe do FIDA formada por seis especialistas percorreu a área de abrangência do projeto, formada pelos territórios: Vale do Rio Guaribas, Vale do Sambito, Vale do Canindé e Serra da Capivara. Foram visitadas várias cidades, assentamentos, cooperativas como Cocajupi, Ascobetânia, Comapi e Casa Apis, além de associações que possuem planos de negócio estratégicos em execução ou em fase de elaboração.

Outro destaque do Viva o Semiárido vai para a educação contextualizada, um componente inovador presente apenas no projeto do Piauí. Para isso, o projeto conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que pretende formar 1.500 professores em todo o Piauí para que eles trabalhem a educação contextualizada no semiárido, beneficiando cerca de 12 mil estudantes de 46 municípios contemplados pelo projeto.

De acordo com o oficial internacional de programas do Fida, Hardi Vieira, a missão ficou satisfeita com o que viu na etapa do trabalhado em campo. “Foi a primeira realizada no Piauí onde pudemos detectar avanços de forma concreta. Já existe um plano de negócio em execução, as comunidades estão mobilizadas. Notamos que existe grande possibilidade de o projeto ter mais velocidade. Após as visitas pudemos concluir que o projeto vem atuando de forma firme no campo, os escritórios regionais estão operando, existe pessoal do Emater, Seduc, Setre e Seplan no apoio; e o mais importante é que os beneficiários estão vendo os resultados”, enfatizou Hardi Viera.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Fida