Cidadeverde.com

Agora é oficial: CBF anuncia Tite como o novo treinador

Imprimir

Enfim, contrato assinado e negócio concluído. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na tarde desta segunda-feira, pelas redes sociais, que Tite é o novo técnico da Seleção após alguns dias de tratativas. Em seguida, o treinador foi apresentado em uma entrevista coletiva na sede da entidade, no Rio de Janeiro, ao lado do presidente Marco Polo del Nero.

- A minha atividade e o convite que me foi feito foi para ser técnico da seleção brasileira de futebol. Entendo que essa atribuição é a melhor maneira que eu tenho para contribuir com o que tenho de ideia para minha vida. Adjetivos como transparência, excelência e modernidade é a forma que eu penso e que eu trago para o futebol. Penso ser dessa forma em todas as áreas também - disse Tite ao ser questionado sobre ter assinado um manifesto pela saída de Del Nero, há alguns meses, e agora aceitar trabalhar com o dirigente.

Adenor Leonardo Bachi, gaúcho de Caxias do Sul, tem a missão de substituir Dunga, demitido depois da eliminação na fase de grupos da Copa América Centenário. Por enquanto, ele virá apenas com dois auxiliares -  Cleber Xavier e Matheus Bachi, seu filho, que o acompanhou no deslocamento no jatinho da entidade até o Rio de Janeiro. O restante da comissão técnica será definida com Edu Gaspar, que assumirá cargo no departamento de futebol da CBF.

A primeira confirmação de Tite no comando do time canarinho havia sido feita pelo presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, na última quarta-feira. O clube já até mesmo contratou o substituto, Cristóvão Borges, que assistiu das tribunas a vitória de 3 a 1 diante do Botafogo. No mesmo confronto, o agora ex-treinador recebeu uma homenagem em sua despedida (vídeo abaixo).

Tite assume, mas não comandará o grupo na Olimpíada. A função ficará a cargo de Rogério Micale na busca pela inédita medalha de ouro nos Jogos no Rio. Oficialmente, o treinador de 55 anos terá como primeira missão os jogos pelas Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo de 2018. Em setembro, o Brasil encara o Equador no dia 2 e tenta sair da incômoda sexta colocação na tabela da competição. Dia 6 do mesmo mês o desafio é contra a Colômbia.

- Era muito fácil o técnico alinhavar uma situação, prever estar na Olimpíada, e trazer louros. Se ganha, medalha de ouro. Senão tem desculpa pronta de ter assumido em cima da hora. Isso eu não faço. A prioridade é a seleção brasileira e desenvolver trabalho em cima da classificação. Preciso ajustar, estar dentro dessa situação o mais rápido possível - explicou Tite sobre os Jogos do Rio.

Tite já desejava assumir o cargo em 2014, logo depois da eliminação da Copa do Mundo com o 7 a 1 diante da Alemanha. A CBF acabou escolhendo Dunga. O técnico nunca escondeu a decepção por ter sido preterido - o que também motivou suas recusas no último ano. Marco Polo Del Nero, que dois anos atrás ignorou o apelo popular, fez todos os movimentos para que Tite aceitasse dessa vez. Entre as exigências, aceitou Edu Gaspar para assumir o cargo na coordenação de seleções da CBF. 

Durante a coletiva, Tite se emocionou ao lembrar a reação da mãe, Ivone, quando recebeu a notícia que seu filho seria o técnico da seleção brasileira:

- Querida mãe, imagina a realização de ver o filho na seleção brasileira. Peço para as pessoas terem cuidado com ela, carinho, se falar com ela vai tirar coisas que emoção vai aflorar. Eu disse a ela hoje de manhã quando acabou a reunião do Gilmar (Veloz, empresário). Eu disse: 'Mãe, teu filho é técnico da Seleção'. Ela começou a chorar e me deu bênção.

Fonte: GE

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais