Cidadeverde.com

Idosos receberão formação sobre educação financeira em Teresina

Imprimir

Iniciou ontem e vai até hoje uma capacitação de educação financeira voltada para os idosos, envolvendo técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com o objetivo de prevenir que os idosos caiam em golpes ou demais problemas com empréstimos financeiros. Os técnicos recebem a formação e trabalharão com 20 idosos, cada, totalizando 300 idosos capacitados. A formação é uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).

A capacitação ocorre durante todo o dia, no auditório do CENAJUS, e conta com a designer e capacitadora da empresa Flow, Sofia Antônio, que está viajando o Brasil com a proposta de capacitar e ajudar os técnicos que irão repassar o aprendizado para os idosos. "É importante que eles entendam o que está sendo passado, para que eles consigam repassar para os idosos as informações corretas. Aqui vai ser ensinado o básico da educação financeira e dos direitos dos idosos. O trabalho é envolvente, com gincanas e muita prática", conta Sofia Antônio.

Para Silvana Bacelar, presidente do CMDI, a importância de esclarecer e ajudar os idosos é grande e indispensável. "Às vezes o idoso não confia em uma pessoa de casa, então, é importante ter alguém para ajudar e orientar sobre os direitos e organização financeira desses idosos", afirma Silvana Bacelar.

O número de consumidores entre 65 e 94 anos com dívidas atrasadas aumentou 8,56% em 2015. A média nacional, considerando as demais faixas etárias, foi de elevação de 4,86%,. No acumulado do ano, de janeiro a abril de 2016, o número de devedores idosos avançou 6,88%, ao passo que o total avançou 5,88%.


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais