Cidadeverde.com

Mulher de 35 anos será primeira pedagoga surda do Piauí

Imprimir

Um exemplo de superação e força de vontade, a ex-aluna de escola pública, Kelly Lemos, será a primeira pedagoga surda do Piauí. Aprovada com 9,5 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Kelly aguarda ansiosa o mês de outubro quando receberá o tão sonhado diploma.

Ex-aluna da Unidade Escolar Paulo Ferraz e professora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Surdas (CAS) há dez anos, ela ingressou no ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Kelly é exemplo para os demais alunos da rede estadual, que também são surdos e sonham em fazer um curso superior.

Aos 35 anos, ela, que tem surdez total, se comunica através da linguagem de sinais (libras). Durante o curso, a aluna contou com uma intérprete em Libras em uma sala de apoio a tarde, a noite ela assistia as aulas com os demais alunos, uma rotina muito cansativa, segundo a mesma.

Kelly nasceu ouvindo, mas aos seis meses sofreu um efeito colateral de um medicamento perdendo a audição. Mesmo assim, nunca deixou de lutar pelos seus sonhos.

“Lutei muito e passei por dificuldades, que todos passam, mas que eram agravadas por a falta de um intérprete no primeiro momento. Sou prova de que uma pessoa surda pode conquistar seus objetivos, como os ouvintes, pois somos capazes de servir a sociedade e ter empregos que requerem mais qualificação, para isso necessitamos apenas de oportunidade”, relata a pedagoga.

Seu TCC aborda o bilinguismo como proposta educacional, bem como discuti a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa (Língua escrita) na escola bilíngue e nas classes bilíngues para surdos. Seu sonho é ser aprovada em um concurso público, ser professora e coordenadora pedagógica.

A coordenadora pedagógica do CAS, Elizabeth Coelho, é só elogios à Kelly tanto profissional com pessoalmente. “Ela contribui de maneira exemplar na parte pedagógica e na prática. Nós acreditamos tanto nela que a designamos para o curso de libras avançado, foi um sucesso”, conta

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais