Cidadeverde.com

Calazar: pesquisa piauiense quer evitar mortes equivocadas de cães

Imprimir

Reportagem veiculada nesta quinta-feira (23) no Jornal do Piauí adiantou que o Piauí deve se tornar em breve referência nacional no diagnóstico preciso do calazar em cães. Isso porque uma pesquisa de ponta desenvolvida no Estado promete apresentar resultados mais exatos da doença. 

A dificuldade para se obter o diagnóstico do calazar canino é considerada um grande desafio veterinário. Os exames feitos atualmente não demonstram de forma exata se o animal tem ou não a doença, visto que os sintomas da enfermidade são muito parecidos com os de outras doenças. Este problema faz com que animais sejam sacrificados de forma inadequada, já que portaria do Ministério da Saúde determina que o cachorro diagnosticado com a Leishimananiose, nome científico do calazar, deve ser eutanasiado obrigatoriamente. 

A pesquisa é de autoria da professora doutora Socorro Cruz, da Universidade Federal do Piauí. Ela explica que os resultados mais exatos serão obtidos através do uso de proteínas recombinantes. “Com essa pesquisa a gente busca melhoria para garantir o diagnóstico correto desse animal. Se ele realmente tiver infectado, o tutor dele terá certeza e tomará a decisão do que deve ou não fazer com o ele”, esclarece a pesquisadora piauiense.

Os primeiros resultados da pesquisa, que também é desenvolvida em parceria com a FioCruz da Bahia e a Universidade Autônoma de Madri, devem ser divulgados no final deste ano.  “Estamos aguardando a chegada dos reagentes para iniciar os testes”, completa a doutora Socorro Cruz.

A pesquisa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ e tem orçamento garantido. 

Izabella Pimentel (com informações da TV Cidade Verde)
Especial para o cidadeverde.com
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais