Cidadeverde.com

Portando arma de fogo, Guardas Municipais começarão a atuar em agosto

Imprimir
  • guarda5.jpg Thiago Amaral
  • guarda4.jpg Thiago Amaral
  • guarda3.jpg Thiago Amaral
  • guarda2.jpg Thiago Amaral
  • guarda1.jpg Thiago Amaral

Um dos maiores anseios da população teresinense está prestes a ser concretizado. 100 aprovados no concurso público da Guarda Municipal de Teresina assinaram portaria de nomeação nesta quarta-feira (29), em solenidade realizada no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, localizado no bairro Marquês, zona Norte da capital.

50 dos 100 aprovados tomarão posse no dia 1º de julho. A outra metade será empossada em 1º de agosto. O major João Amorim, coordenador de atuação da Guarda Municipal, explica que somente após 30 dias os futuros guardas civis devem iniciar o trabalho nas ruas. 

“Os guardas atuarão nos logradouros municipais, fazendo a segurança de prédios públicos do município. Eles usarão pistolas calibre 38, coletes à prova de balas, fardamento, e farão rondas em motocicletas e viaturas”, conta o major Amorim. Todo o material já foi licitado e será entregue em breve para a prefeitura.

Inicialmente, os guardas atuarão de forma prioritária na região central de Teresina. O prefeito Firmino Filho participou da solenidade e ressaltou que a população não deve confundir as atribuições da guarda municipal com as da polícia militar, por exemplo. 

“É com muita alegria que,de fato, estamos vendo a Guarda Municipal de Teresina funcionar. A população tem que entender que o dever da guarda é proteger o prédios públicos e como conseqüência isso deve inibir ações criminosas na região onde o guarda está”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

Maxsuael Santílio, 23 anos, foi aprovado no concurso e adianta que a expectativa da nova corporação será “amiga da sociedade”. “Nossa trabalho será feito de forma humanitária, próximo da comunidade”, conta o futuro Guarda.

O salário inicial é de R$ 1.100 e o regime de trabalho é de 12h por 36h folgadas. O comando da Guarda Municipal funcionará no prédio onde ficada sediada a Secretaria Municipal de Administração, ao lado do Palácio da Cidade, no Centro de Teresina. 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
redaçã[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais