Cidadeverde.com

Enterro de Guilherme Karam reúne amigos e parentes no Rio

Imprimir

O enterro do ator Guilherme Karam- que morreu, aos 58 anos, na manhã desta quinta-feira, 7, vítima da síndrome de Machado-Joseph - reúniu amigos e parentes no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta sexta, 8.

Marcada para as 13h, a cerimônia - que contou com uma missa celebrada pelo Padre Paiva, capelão chefe da Marinha - foi antecipada e começou por volta das 12h15, com a presença das atrizes Silvia Pfeifer e Lisandra Souto - que contracenaram com Karam na novela "Meu bem, meu mal", em 1990. Muito emocionado, Alfredo Karam, pai do ator, de 91 anos, recebeu o carinho das duas.

"O Guilherme foi muito especial para a gente, como pessoa e como colega de trabalho. Fiz minha primeira novela com ele e estava contando aqui para a Lisandra a força que ele me deu desde o início. Dicas, apoios. Isso a gente não esquece", disse Silvia. 

"Ele chegava sempre com aquele astral dele, era muito feliz. Isso é o que fica, né? E deixa saudade no nosso coração", completou Lisandra.  Na novela, que está sendo reexibida no canal Viva, Karam interpretou o mordomo Porfírio, do bordão "Divina Magda". Os atores Diogo Villela e Miguel Falabella - que fizeram trabalhos com Guilherme - também compareceram.

 "Ele deixou um legado, uma personalidade impar, um talento fora do comum. Vai em paz, ele sofreu muito. Mas tristeza não combina com ele. A gente vai lembrar dele sempre divertindo a gente", disse Diogo.

Parceiro de longa data de Karam, Falabella relembrou a relação com o amigo.

"Um ator de rara energia em cena. Tive a honra de trabalhar com ele por quase uma década. Fizemos uma dupla que foi memorável na época, Falabella e Karam, e além disso ele era uma pessoa muito generosa, muito querido, sempre. É lamentável. Ele sabia da doença, sempre falou da doença. Durante um período achou que ele não desenvolver. Mas me lembro perfeitamente que um dia ele falou pra mim 'eu vou desenvolver a doença'. E ele não queria que nós o víssemos. Eu não entendia muito isso. Mas hoje eu pensei: eu não vi o Guilherme doente. Enfim... é só saudade. É a nossa história que vai indo embora. Mas espero que esse país guarde de alguma forma. E acho que guardará", disse Miguel, que sem perder sua verve posou em frente ao túmulo da cantora Carmen Miranda. "Por isso que eu escrevo 'Pa na cova'".

Durante o funeral, o padre relembrou os outros dois irmãos - Alfredo e Mario - de Guilherme, mortos pela mesma doença. Luciana, outra irmã do ator, também está doente e compareceu à cerimônia de cadeira de rodas.

Ao lado do jazigo da família, Alfredo Karam se emocionou. "Meu pai, minha mãe, meus irmãos e agora meus filhos. Guilherme está acima do Mario", disse ele, sobre os familiares.

Ao final da cerimônia, o pai do ator conversou com a imprensa e falou sobre os últimos anos de Guilherme e sobre como tem suportado as perdas. "Eu sou católico, confio em Deus e ele tem me dado essa força para resistir às adversidades. Os últimos dias foram horríveis. Gulherme sofreu muito. Não mereceia ter sofrido tanto nesses dois anos. É uma doença que ainda está sendo pesquisada, não há ainda um antídoto", disse ele, que também falou sobre a filha, Luciana. "Infelizmente ela está doente. Minha primeira mulher faleceu disso e passou para os quatro filhos. Agradeço o carinho pelo meu filho, que era muito querido. Estou cansado, mas estou resistindo", disse ele, antes de deixar o local.

Fonte:Ego

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais