Cidadeverde.com

IV Festival da Cajuína acontece em agosto em Teresina

Imprimir

Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, a Cooperativa dos Produtores da Cajuína do Piauí (Cajuespi) em parceria com o Governo do Estado, realiza o IV Festival de Cajuína. O evento levará ao Shopping Riverside uma vasta programação alusiva a cajucultura, promovendo a valorização dos produtos advindos do caju e a integração dos produtores.

Quem passar pelo Festival durante os três dias poderá conferir palestras, oficinas, degustação, exposição de máquinas e equipamentos, culinária, além de levar uma muda de caju para casa. “Da primeira edição para cá, o consumo de cajuína no Piauí aumentou 20%. É importante trabalhar em cima desse produto, que é saudável, rico em vitaminas e genuinamente piauiense”, destaca o presidente da Cajuespi, Lenildo Lima.

A expectativa é de que 10 mil pessoas participem do evento. “A ideia é oferecer um leque de opções para que as famílias se reúnam e se desloquem para experimentar esse produto da terra, além de estar fortalecendo a cadeia da cajucultura no estado. No próximo ano queremos fazer um festival itinerante, levando o Festival, inicialmente, para Picos”, ressaltou o presidente.

O evento será de grande valia para a revitalização do cultivo do caju. “Em 2005 tínhamos 400 mil hectares de caju e hoje temos apenas 26 mil hectares, então houve uma grande perda. Para recuperar, o governo terá que investir em dois milhões de mudas por ano. O caju é fonte de renda para muitos trabalhadores e precisamos nos recuperar para que os agricultores possam trabalhar e gerar a sua renda”, complementou Lenildo.

Cajuespi
Criada no ano de 2005 a Cooperativa dos Produtores da Cajuína do Piauí conta com cerca de 120 fábricas de cajuína e 2.700 pessoas trabalhando diretamente na produção da bebida. Além da cajuína, mais de 400 tipos de produtos são fabricados pela Cooperativa, dentre vinhos, cervejas, espumantes e cachaças. Atualmente munidos dos equipamentos necessários para a boa produção, a Cajuespi fortalece os produtores tanto na parte da capacitação, quanto na organização, para que haja um melhor aproveitamento do caju e uma cajuína de alta qualidade.

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais