Cidadeverde.com

A intervenção no TJD adia mais uma vez a definição do título piauiense

Imprimir

O último jogo do Campeonato Piauiense de utebol de 2016 foi realizado no dia 26 de maio no Estádio Felipe Raulino, em Altos, com a vitória da equipe local sobre o River por 3 x 1.  

Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo

A vitória deu ao time altoense o título do segundo turno. forçando uma série extra de dois jogos com o próprio River(vencedor do primeiro turno) para a decisão do título da temporada. Ocorreu que o time altoense escalou no jogo um atleta em situação irregular, o que lhe valeu a perda dos pontos e a consequente perda do returno, beneficiando o tricolor, consagrado tricampeão do Estado.

Aí surgiu um recurso do Parnahyba reivindicando os pontos da partida na qual perdeu por 1 x 0 no Estádio Pedro Alelaf. Alegou o Parnahyba que o River escalou o meia Rogério em situação irregular, pois "teria três cartões amarelos", somados nos dois turnos. Acontece que a própria Justiça Desportiva havia absolvido Altos por erro igual em jogo anterior. Como, então, punir o River ?  O Parnahyba, porém, segue pleiteando os pontos a fim de ganhar o segundo turno para decidir decidi-lo com Altos.

São decorridos quase dois meses do jogo Altos 3 x 1 River e não temos de maneira oficial o campeão piauiense de 2016. Em face do recurso do Parnahyba que se arrasta na Justiça Desportiva, a Federação não declarou o River campeão e não entregou a premiação prevista no regulamento.

E até quando a situação atual vai perdurar ? Com a intervenção do STJD no Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí uma nova constituição para o órgão ainda será definida. O Presidente José do Egito Barbosa está afastado sob acusação de ter o mandato encerrado e promete recorrer para mudar a decisão do STJD.

Se a Justiça Desportiva der ganho de causa ao Parnahyba e forem marcados jogos entre parnaibanos e altoenses decidindo o segundo turno, os dois clubes terão jogadores inscritos junto à FFP lá nas datas marcadas ? O mesmo vale para as finais entre o River, vencedor do primeiro turno, e o vencedor do segundo turno. Manter um elenco de jogadores com os times inativos custa caro.

É mesmo uma situação complicada.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais