Cidadeverde.com

Feito em Casa recebe idealizador do Salipi e revista Revestres

Imprimir

Neste sábado(16), o professor e escritor Wellington Soares foi o convidado do quadro Conversa no Jardim do programa Feito em Casa. A entrevista foi sobre o Salão do Livro do Piauí, Wellington é um dos "pai" do Salipi segundo o apresentador Cineas, e sobre a revista Revestres, também criada pelo professor.

Na conversa, Wellington Soares lembrou as dificuldades para realizar a primeira edição do Salão, em 2003, e que a paixão pelo livro era a motivação para superar os desafios. Segundo ele, usavam até orelhão para produzir o evento. Ele revelou que não acreditava que o mesmo tomaria essa proporção, já na 14ª edição e sendo referência para salões semelhantes em cidades do interior e agora também nos bairros de Teresina, referindo-se ao Saliceu, que aconteceu recentemente no Dirceu, zona Sudeste de Teresina.

O fato do Salipi ter servido de modelo para realização de salões em Valença, Elesbão Veloso, Parnaíba, Campo Maior, Coivaras e Pedro II, bem como, no Dirceu, foi enaltecido por Cineas Santos e Wellington, que, inclusive, revelou como é possível fazer um bom Salão. De acordo com o professor, é preciso seguir dois passos, o primeiro é contar com um grupo apaixonado pelo livro e pela cultura e o segundo é ter o apoio de algum deputado, pois existe recurso público para ações dessa natureza. Cineas aproveitou para acrescentar que os deputados começam a perceber que cultura dá uma enorme visibilidade.

Ainda na entrevista, Cineas falou sobre a revista Revestres, outra criação de Wellington Soares, que também começou com dificuldades. Segundo o professor Wellington, no início a revista não tinha sede e as reuniões eram em uma livraria, mas hoje já possui sede, está na 24ª edição e com quatro anos no mercado. Ele ressaltou que a idéia da revista surgiu ao perceber um vazio na linha do jornalismo cultural e que trata-se de uma revista de texto, que prioriza reportagens e entrevistas e conta com a colaboração de literários de todo o País. "É um desafio colocar no mercado, de dois em dois meses, uma revista cultural. Nós temos que suar muito", falou.

Veja na íntegra a entrevista!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais