Cidadeverde.com

Empresário é preso por lesar mais de 20 idosos na região de Piracuruca

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

Bareta: "Devia ser crime hediondo"

Francisco Antonio de Carvalho Viana, ou "Totonho Isaura", foi preso na noite da última quinta-feira (21) no município de Piracuruca, 196  quilômetros ao norte de Teresina. Ele é acusado de fazer empréstimos fraudulentos em nome de idosos e gerar clima de terros entre os mesmos, inclusive com ameaças de morte. As investigações foram comandadas pelo delegado Francisco das Chagas Costa, o Bareta, que já 
recebeu mais de 20 vítimas do fraudador.
 
De acordo com Bareta, Totonho Isaura tem uma empresa de empréstimos na cidade e abordava os idosos, mesmo sem os aposentados terem interesse na proposta. "Ele dizia: "- Vem cá, trás teu documento!", para saber se tinha direito a algum empréstimo", disse. Quando a vítima menos esperava, o desconto aparecia na conta do aposentado. Ao buscar o dinheiro, o idoso só recebia parte (perdia entre R$ 50 e R$ 100 para o fraudador), mas o maior golpe vinha depois, com outros dois ou três empréstimos na seqüência.
 
"Tem velinhos aqui sem nenhum tostão, até para comer. Isso deveria ser considerado crime hediondo. Já vi muita coisa na Polícia, mas essa situação dá pena", disse Bareta, que recebeu relatos até de um suicídio cometido por uma vítima desesperada por conta da situação financeira. Os que tentavam reaver o prejuízo, eram ameaçados. "Ele dizia que se fosse procurar a polícia, ele passava o carro por cima da pessoa", completou Bareta.
 
Em sua defesa, Totonho Isaura, que por mais de três anos atuava na cidade, teria dito que realmente fez os empréstimos, mas tudo dentro da legalidade. Não é o que Bareta pensa. Ele já separou documentos usados nos empréstimos que possívelmente seriam falsos.
 
Os crimes atingiam ainda municípios de São José do Divino, Caxingó, Caraúbas, e outros mais da região norte, chegando até o litoral, em Parnaíba. A prisão foi decretada pelo juiz Rodrigo Lages Ribeiro.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: