Cidadeverde.com

Jovem com paralisia cerebral é protagonista em musical

Imprimir

Cassiano Fernandez, de 29 anos, é jornalista, ator e cantor. Ele também tem paralisia cerebral, mas, assim como na peça em que protagoniza, a doença fica em segundo plano. O jovem estreia nesta quarta-feira o musical “Paradinha cerebral”, ao lado de sua preparadora vocal Mirna Rubim. A obra encena uma entrevista entre um deficiente físico que dá uma aula de vida à jornalista.

— Estou em cena interpretando a mim mesmo. Mesmo assim, quem aparece no palco é um personagem: um Cacá mais ácido, irônico e cheio de fantasia. Eu me inspirei na Branca, a vilã de Suzana Vieira em "Por Amor". Essa é a primeira vez que atuo e estou realizando um sonho.

O menino nasceu com o pulmão sem estar completamente desenvolvido. Por uma complicação, acabou tendo uma parada respiratória que acabou levando a uma lesão no cérebro. Foi com quatro ou cinco anos que ele começou a se interessar por musicais e ópera, com os desenhos da Disney. Foi com o filme "Baleia Cantora" que ele se apaixonou.

— São cinco anos de convivência com o Cacá. Já tive incontáveis alunos, entre eles grandes nomes do teatro musical e do canto lírico. Mas posso afirmar que o Cacá tem sido um dos meus melhores alunos. Sempre memoriza tudo que peço, fala quatro idiomas fluentemente, é uma pessoa aplicada, nunca falta, é um exemplo de aluno e profissional. Em nenhum momento a paralisia cerebral tem sido empecilho para o nosso convívio e trabalho como professora e aluno — contou Mirna, professora e agora companheira de palco do rapaz.

No musical, a personagem de Mirna é pega de surpresa com o entrevistado cadeirante, livre de neuroses e bem humorado. A peça está em cartaz às quartas e quintas, às 21h30m, até o dia 29 de setembro no Fashion Mall. Durante a apresentação, os atores falam de maneira aberta de temas como preconceito, trabalho, sexo, inclusão e relacionamento entre as pessoas. A proposta da peça é, de acordo com os produtores, mostrar toda espontaneidade e inteligência de um jovem e, quebrando preconceitos, transformar a paralisia cerebral em um mero detalhe.

— A concepção da peça surgiu quando conheci Cacá Fernandez, que tem paralisia cerebral e lida muito bem com as barreiras cotidianas, contando suas aventuras com uma graça hilariante. Isso é importante para que as pessoas da plateia coloquem em perspectiva a diferença — diz a produtora Lara Pozzobon, acrescentando que “Paradinha cerebral” é um espetáculo no qual a arte transcenderá a condição de cada indivíduo.

O texto do espetáculo foi escrito por Iuri Saraiva. A construção das cenas tomou como base elementos do cotidiano, experiências inusitadas e reflexões de Cacá Fernandez, além dos diálogos mantidos com a cantora lírica Mirna Rubim, que o acompanha também no canto e piano em vários números musicais. A videografia que permeia o espetáculo será realizada por Daniel Gonçalves, jovem formado em jornalismo que dirige documentários, foi editor de programas de TV e, como Cacá, também tem paralisia cerebral.

Fonte: Extra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais