Cidadeverde.com

Especialista tira dúvidas sobre varizes no Notícia da Manhã

Imprimir

Nesta terça(26), o quadro Saúde do Notícia da Manhã falou sobre varizes, um problema que para muita gente pode ser apenas estético, mas para outras pessoas significa sérios danos à saúde da circulação sanguínea.

As varizes geralmente aparecem na parte superficial da pele e podem causar  dor, sensação de peso e problemas mais graves, como danos à circulação, vasos sanguíneos anormais e tumores. A sua incidência é maior em mulheres.

O médico angiologista, Giordano Matos, participou do quadro e ressaltou que as varizes não são a doença, mas o resultado de uma doença chamada insuficiência venosa crônica, que acomete a circulação venosa, responsável em levar de volta ao coração o sangue que chega às extremidades do corpo.

O especialista disse que, basicamente, existem dois fatores desencadeantes para a insuficiência venosa, que são a hereditariedade e a questão hormonal, o que justifica o fato das mulheres serem as mais atingidas.

O doutor Giordano enfatizou que é importante a avaliação de um especialista para que seja definido o melhor tratamento para as varizes e, principalmente, para tratar a doença que causa o aparecimento delas. Ele lembrou que o principal recurso usado hoje para avaliação da doença é o ultrasom vascular, um exame rápido, simples e não invasivo, que consegue detectar em que grau está a doença venosa e orienta com relação a recursos importantes para o controle da doença, como o uso da meia elástica ou medicação.

Por fim, o médico indicou a prática da atividade física e a manutenção de um peso adequado para ajudar no tratamento. Segundo ele, exercícios ajudam no trabalho de retorno do sangue que fica represado nas pernas.

Assista na íntegra o quadro Saúde sobre varizes!

Marcelo Lopes

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais