Cidadeverde.com

Atletas afinados para mais uma etapa do Piauiense de Mountain Bike

Imprimir

Contagem regressiva para o 1º Desafio Timon Bikers, que já começa a afunilar o Campeonato Piauiense de Mountain Bike, como a 8ª das 12 etapas a serem realizadas nesta temporada de 2016, com supervisão da Federação de Ciclismo do Piauí - FCP. 

Como o nome já diz, a prova acontecerá com largada e chegada na cidade Timon, no Maranhão, separada de Teresina apenas pelas águas do Rio Parnaíba. A prova no estilo cross country maratona (XCM) acontecerá neste domingo (31), percorrendo várias paisagens urbanas e rurais de Timon e das 13 categorias oficiais, as disputas prometem pegar fogo, já que cada etapa vale pontos que serão acumulados para definição dos campeões estaduais.

O 1º Desafio Timon Bikers será realizado pela primeira vez e já começa grandioso, uma vez que já estão inscritos mais de 220 ciclistas. Além da boa situação geográfica, próxima aos grandes centros, a prova tem como atrativos a premiação de R$ 9 mil em dinheiro e também estar classificada para o ranking nacional na categoria XCM2. 

Em algumas categorias, os líderes já disparam no ranking estadual. É o caso da Elite Feminino, que tem como líder a pentacampeã piauiense de MTB, Maria do Carmo Castro, a Carmem. Ela lidera o campeonato com pelo menos 30 pontos à frente da segunda colocada, Karine Frota. 

E, apesar da ampla vantagem, Carmem está cada vez mais focada nesta reta final do Estadual. “Estou preparada para essa prova de domingo, soube que tem trechos muito técnicos e é nesse tipo de dificuldade que me saio melhor”, disse a atleta, professora de educação física. 

O maior dilema de Carmem não são as dificuldades técnicas das etapas e nem as adversárias, mas a falta de apoio que vem enfrentando na temporada, já que ela está sem equipe e sem patrocínio. “Tenho o apoio da minha família e é isso que me dá força para lutar até o fim do campeonato. Vou buscar esse hexa piauiense, mas é triste não encontrar empresas que me apoiem, pois treino para valer quase todos os dias e tenho trabalhado muito para melhorar cada vez mais meu desempenho como atleta”, desabafou.

Assim, como Carmem muitos atletas do ciclismo tiram recursos do próprio bolso para cumprirem as provas do mountain bike e do ciclismo. Os incentivos são poucos, mas a vontade de vencer e se superar cada desafio é o que faz dos ciclistas piauienses verdadeiros heróis. Na categoria elite masculino, a briga pela liderança também está acirrada. 

O líder até o momento é Francisco Édio Neves Silva, mas ele vem sendo seguido de perto por Marcelo Trindade, que é o atual campeão da categoria. “O campeonato está começando a ficar bom. Trabalho o dia inteiro e à noite é que tenho tempo para treinar e faço isso todos os dias; nos finais de semana pego mais pesado. 

Estou muito focado, sei que existem ciclistas ótimos, então vou para tentar ganhar e minha meta até o final do campeonato é chegar ao topo do ranking”, disse o atleta, que recentemente passou a morar na cidade de Picos, ao sul do Piauí, trabalhando como mecânico na loja Ômega Bikes e por isso deixou a Equipe Evo Pro Team pra integrar a equipe Picos Pedal Clube.

Quem chegou também para arrancar pontos preciosos da categoria elite é o atleta de Teresina Emanoel Rabelo, o Kiko. Apesar de estar disputando, prioritariamente provas de speed, inclusive em outros estados, ele chegou a vencer em primeiro entre os piauienses na última etapa, o Picos Pro Race, e já pensa em faturar mais essa em Timon. 

“Depois dessa prova volto a ficar focado nas provas de estrada, estou correndo essas última etapas do mountain bike com bike emprestada. Corro mais provas fora do Piauí”, disse Kiko, que conquistou neste ano medalha de bronze na Copa Nordeste de Ciclismo, na prova Contra Relógio, em Aracaju, Sergipe.

O 1º Desafio Timon Bikers está sendo realizado pela Equipe Timon Bikers Adventure (TBA). A largada será no domingo na praça da igreja matriz, no centro da cidade, com ponto de concentração próximo à padaria Ideal. O briefing e entrega de kits será neste sábado (30), a partir das 19 horas, no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, em Timon.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais