Cidadeverde.com

Homem joga mochila e causa alerta de bomba em SP

Imprimir

Um homem foi detido na manhã desta quarta-feira (3) pela Polícia Militar após chegar gritando na frente da Arena Corinthians e derrubar sua moto, uma mochila e uma sacola diante de uma das entradas principais do estádio.

O esquadrão antibomba foi chamado e constatou que não havia nenhum explosivo nos pertences do homem. A pessoas que estavam na entrada do estádio, ele chegou a dizer frases desconexas e a afirmar que era um estudioso de religião.

Segundo o capitão James, o homem ficou nervoso porque nesta quarta há diversos bloqueios no trajeto que ele costuma fazer. Algumas ruas foram fechadas em razão de um jogo da Olimpíada que acontece a partir das 15h, entre as equipes femininas de Canadá e Austrália.

"Ele ficou nervoso porque é uma área de circulação normal dele e, em dias de jogos, a gente tem que fazer uma restrição efetivamente maior", afirmou o capitão.

O capitão disse ainda que o procedimento adotado pela PM é o previsto nos treinamentos para esse tipo de situação. O homem foi retirado do entorno do estádio pela PM e seria liberado em seguida.

Segundo o tenente-coronel Luiz Renato Fiori, um dos responsáveis pela segurança na Olimpíada em São Paulo, o homem foi averiguado pela PM, e a área onde ele jogou a mochila foi isolada. O esquadrão antibombas foi acionado em seguida. “O Gate [Grupo de Ações Táticas Especiais] foi ao local e verificou que não se trata de bomba”, disse Fiori ao G1.

Homem é preso por passar trotes ao Metrô

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quarta-feira (3) um homem suspeito de ameaçar explodir o Metrô por meio de trotes. De acordo com o Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), um contador de 35 anos telefonava e enviava mensagens anonimamente dizendo que tinha avisado o Estado Islâmico (EI) onde ficava o Centro de Controle, para que o grupo terrorista explodisse o local durante a Olimpíada.

"Rastreamos as ligações do sujeito e o prendemos nesta manhã em Itaquera", disse ao G1 o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, diretor do Decade. "Ele vinha fazendo isso há uns dez dias, enviando inclusive mensagens via WhatsApp escrevendo que avisou o Estado Islâmico para explodir o Metrô".

Por meio de nota enviada à imprensa, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o detido usava um celular de outra pessoa, se dizendo membro do Estado Islâmico.

Apesar disso, Nico Gonçalves afirmou à reportagem que não há provas de que ele pertença ao grupo radical islâmico e, por esse motivo, será solto após assinar um Termo Circunstanciado (TC), registro policial de menor potencial ofensivo.

"Ele vai ser responsabilizado por causar alarme e pânico e ainda por ameaça para responder em liberdade", falou o diretor do Decade. "Eram trotes que ele passava. Ele nos contou que não gostava do Metrô."

Procurada, a assessoria de imprensa do Metrô informou que, apesar das ameaças, o Centro de Controle funcionava normalmente nesta quarta-feira.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) falou sobre o caso durante coletiva sobre o expresso do Metrô para a Arena Corinthians. "Ele passava trote. Na dúvida, está preso. Não é possível fazer trote ameaçando ser terrorista. Todas as providências foram tomadas. Era uma pessoa que equivocadamente passava trote”, disse.

Fonte: Ego

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais