Cidadeverde.com
Esporte

Série C 2009 começa em maio; CBF programa Série D para julho

Imprimir
A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol - CBF - divulgou nesta segunda-feira (25) o calendário de 2009 do futebol brasileiro. Foram confirmados a Série C do Brasileirão com 20 clubes, iniciando agora em maio, e a criação da Série D, com início previsto para julho. As confirmações podem definir mudanças no calendário piauiense.

Já eliminada da disputa por vaga na próxima fase, a Sociedade Esportiva de Picos joga no fim de semana contra o Paysandu, precisando da vitória para sonhar com a Série C 2009. Dependendo dos resultados dos outros grupos, mesmo terminando na lanterna, a SEP poderá ficar entre os quatro eliminados com melhor campanha, já que o índice técnico somará os pontos da primeira e segunda fases para definir os classificados. Hoje o Zangão tem 13 pontos, podendo ir a 16.

Se a SEP ficar na Série C, o Campeonato Piauiense terá que começar no dia 21 de janeiro e terminar até 26 de abril, de acordo com as datas disponíveis no calendário. O time piauiense estrearia na Terceirona dia 24 de maio, e faria seu último jogo no dia 22 de novembro. Do contrário, o campeão piauiense disputa a Série D de 5 de julho a 15 de novembro, e o Estadual poderá continuar com suas datas convencionais, começando em fevereiro ou março.

A Série A vai de 3 de maio a 6 de dezembro, enquanto a Série B joga de 1º de maio a 29 de novembro. Chama a atenção nas Séries C e D que estão previstos apenas jogos aos domingos, pondo fim às partidas no meio de semana. A Copa do Brasil começa no dia 18 de fevereiro e vai até 14 de julho. O calendário só não prevê datas para a Copa do Brasil de Futebol Feminino.

Fábio Lima
[email protected]
Tags:
Imprimir