Cidadeverde.com

Festival de Teatro Lusófono tem programação para cinéfilos

Imprimir

Durante toda esta semana, quando acontece em vários pontos da cidade o I Festival de Teatro Lusófono, estão sendo exibidos vários filmes, nacionais e estrangeiros. Na lista das películas constam, inclusive, participações locais, como a de Douglas Machado, com o ?Sertaõmundo de Suassuna?.

Outro destaque é a atriz e diretora Lucélia Santos, que acompanhará a exibição do documentário ?Timor Lorasae- O Masagre que o mundo não viu?, onde mostra o massacre da população daquele país quando a região foi decretada independente pela ONU.


Veja a programação completa:

 
Dia 26 de agosto
Terça-feira- Zambézia\Moçambique
Meu Marido está a Chegar
De: Rogério Manjate
Tempo: 20:20min
Ano:2007
 
Dia 27 de agosto
Quarta-feira
Rio de Janeiro\Dili\Brasil
Timor Lorasae- O Masagre que o mundo não viu
De: Lucélia Santos
Tempo: 75min
Ano: 2001
 

Documentário de Lucélia Santos é destaque na programação do festival de teatro Lusófono

SINOPSE
Três meses após deixar de ser uma colônia portuguesa em 1975, Timor Leste foi invadido pela vizinha Indonésia e seu povo sofreu durante 25 anos um dos mais cruéis massacres do século XX. O povo timorense resistiu bravamente às atrocidades cometidas pelo governo indonésio, ignoradas pela opinião pública internacional. Um terço da população foi assassinado durante sua luta pela independência. E após o povo timorense ter finalmente confirmado sua soberania num plebiscito supervisionado pela ONU em 1999, as tropas indonésias deixaram sua última marca: queimaram 90% do país. Lucélia Santos chegou ao Timor com sua equipe em 2000, um ano após a destruição, e registrou durante um mês a trágica situação do povo maubere. 'Timor Leste - O Massacre que o mundo não viu' conta toda essa história, mostra a realidade de Timor Leste e a esperança de seu povo por um futuro melhor.

 
Dia 28 de agosto
Quinta-feira
O Testamento do Sr. Nepomuceno ? Cabo Verde
De: Francisco Manso
Tempo:75min
Ano:1997
Sinopse
Numa narrativa abarcante, o escritor cabo-verdiano Germano Almeida nos apresenta os mundos paralelos, as hipocrisias sociais, a ingratidão e a luta desesperada do menino de pés descalços que vai para São Vicente fazer a vida, enriquece e, apesar de suas conquistas, passa a vida no limbo das classes sociais sem reconhecer a sua origem no pobre menino oriundo de São Nicolau ou ser aceito pela elite local nos clubes aristocráticos.

Dia 29 de agosto
Sexta ?Feira- Brasil
Ó Pai ó
Monique Gardenberg
Tempo: 98min
Ano:2007
Sinopse
Acompanhe a vida dos moradores de um animado cortiço do Pelourinho, o coração de Salvador, no último dia de carnaval. Entre a falta de dinheiro e o desejo de se divertir, tipos curiosos sobrevivem à custa de muita criatividade, ironia, sensualidade e música.

Dia 30 de agosto
Sábado
Recordação da Casa Amarela- Lisboa ?Portugal
De: João César Monteiro
Ano:1989
Tempo:120 min
Sinopse
Lisboa, 1989: Um pobre-diabo de meia idade vive no quarto de uma pensão barata e familiar, na zona velha e ribeirinha da cidade. Atormentado pela doença, e por vicissitudes de ordem vária, o idiota, que se alimenta de Schubert e, quiçá, de uma vaga cinéfila como forma de resistência à miséria, é posto no olho da rua, após tentativa fruste contra o pudor da filha da dona da pensão.
Sozinho, e privado de quaisquer recursos, vê-se confrontado com a dureza do espaço urbano, e é internado num hospício, de onde sairá por ponderada decisão de homem livre, para cumprir uma missão 'rica e estranha' que lhe é indicada por um velho amigo, doente mental como ele: 'Vai, e dá-lhes trabalho!'.
E aqui para nós, a rir a rir, algum tem dado...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: