Cidadeverde.com

Escritor fala sobre seu livro 'Dramaturgia piauiense' no Cidade Viva

Imprimir

O Cidade Viva, desta quinta(11), entrevistou o escritor e cientista social Raphael Gerardo Morais de Oliveira, que lançará o livro “Dramaturgia Piauiense - Da Poesia a Política”.

A obra reúne a trilogia dos roteiros teatrais: "Morte e Vida Desgraçada - Uma Odisseia no Inferno", "O Diálogo dos Bichos" e "O Reino Encantado das Bananas Verdes e Amarelas", também de sua autoria, que traz como foco central o conceito de estado junto à preocupação com as condições sociais e políticas da sociedade moderna.

O lançamento do livro será nesta quinta(11), a partir das 19 horas, no Centro Cultural Vapor Barato, que fica na rua Gabriel Ferreira, número 332, Centro.

O livro foi editado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores e já teve a sua primeira edição esgotada em lançamentos na cidade do Rio de Janeiro, em locais de referência na cultura carioca, como a ocupação do MINC no Palácio Gustavo Capanema, as escadarias da Tylor no Sarau Boto Fé do bairro de Santa Teresa e o famoso bar da cachaça no centro da Lapa.

OS ROTEIROS

A linha tênue entre a chamada "normalidade" e "loucura" ou estado de consciência do sujeito é o foco da primeira peça chamada "Morte e Vida Desgraçada - Uma Odisseia no Inferno". Escrita em 2005, teve sua primeira montagem executada no mesmo ano pelo Grupo Teatral Kimulengos e sob direção do ator Lívio Bastos. Em 2009 foi encenada com novo elenco e nova direção, dessa vez assinada pelo próprio autor Raphael Gerardo. A peça retrata, na estrutura de um manicômio, a cidade de TrapyzoOomba, onde a loucura é permitida e a corrupção é legalizada.

A fábula "O Diálogo dos Bichos" foi escrita em 2006 e publicada em 2007 pela CBJE na Antologia de Contos Fantásticos Vol.7. Foi adaptada para a dramaturgia e montada pelo Grupo Teatral Kimulengos em 2009. No elenco os atores Lívio Bastos e Raphael Gerardo. O espetáculo permanece até os dias atuais em cartaz e mostra os bichos que fazem parte do imaginário político brasileiro como: Camarada Onça, Companheiro Raposa, Tubarão da Educação Superior, Rainha Lula e outros.

Em "O Reino Encantado das Bananas Verdes e Amarelas", novamente o autor utiliza a linguagem da fábula para representar a política e os personagens caricatos presentes na estrutura inconsciente coletiva por trás da ideia de um Estado brasileiro, através de bichos como: O Reizinho Tucano de Sangue Azul, O Rato de Toga, A Serpente da Velha Mudança e outros.

Assista a participação do escritor Raphael Gerardo no Cidade Viva!


Marcelo Lopes

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais