Cidadeverde.com

Blitz educativa promoverá conscientização ambiental nesta sexta (12)

Imprimir

A equipe do Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Teresina (Semduh) promove, nesta sexta-feira (12), uma blitz educativa para conscientizar motoristas e transeuntes sobre a importância da gestão de resíduos sólidos em Teresina. A ação acontecerá de 7h30 às 9h30, no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, com entrega de folders e sacolas ambientais.

Para o secretário executivo da Semduh, Vicente Moreira, a atividade tem finalidade de conscientização e alerta. “O impacto ambiental trazido pelos resíduos sólidos na conjuntura de uma cidade são enormes, por isso, é necessário que toda a população tenha consciência da adequada gestão do lixo que produz. Essa blitz vem no sentido de fazer um alerta para a necessidade da coleta seletiva e o adequado descarte dos resíduos sólidos ”, explica.

Com a entrega de folders, a população terá acesso a informações para a utilização e localização dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) e Pontos de Recebimento de Resíduos (PRRs) distribuídos pela cidade.

São 14 Pevs espalhados por Teresina com objetivo de fomentar a coleta de materiais recicláveis. Os contentores são identificados pela cor e pelo tipo de material que cada um pode receber, a fim de facilitar a coleta seletiva. O vermelho para plástico, o verde para vidro, o azul para papel e o amarelo para metais.

Já os PRRs estão distribuídos em 34 pontos também em todas as zonas da cidade para receber o chamado lixo seco, que é o resíduo de capina, de pequenos geradores de lixo, móveis velhos e demais produtos geralmente descartados por carroceiros e pequenos veículos. No local, é terminantemente proibida a colocação de lixo orgânico, seja domiciliar ou comercial; animais mortos, penas e vísceras, resíduo industrial, entulhos, resíduo hospitalar, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos.

O Programa de Educação Ambiental faz parte do contrato de limpeza pública de Teresina. “As ações da equipe do programa de limpeza pública acontecem durante todo ano em escolas e comunidades na Capital. Agora, definimos que, anualmente, durante a segunda sexta-feira de agosto, teremos o dia D de conscientização, para informar e esclarecer a população sobre a gestão dos resíduos sólidos”, finaliza Vicente Moreira.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais