Cidadeverde.com

Projeto “Teresina + Saúde” vence seletiva local do DVB Legacy

Imprimir

A proposta de projeto "Teresina + Saúde" foi a vencedora da edição local no Piauí do "DVB Legacy", desafio promovido pela DeVry Brasil que estimula o conhecimento a partir da criação de projetos nas áreas ambientais, urbanísticas e sociais e que teve como ponto de partida, responder a seguinte pergunta: Qual legado você quer deixar para sua cidade? 

A equipe vencedora, formada pelos acadêmicos Adriana Passos, Daniel Nascimento e Jordana Lustosa, dos cursos de Fisioterapia e Farmácia da DeVry | FACID, concorreu com outros nove projetos inovadores, que sugeriram, de forma diferenciada, a construção de uma Teresina cada vez melhor. 

O Projeto

O “Teresina + Saúde” tem como proposta a criação de um aplicativo para os usuários dos serviços de saúde em Teresina. A plataforma disponibilizaria o mapa da saúde, com a localização de todos os centros de atendimento, unidades básicas, farmácias, hospitais, clínicas e ainda informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) incluindo os direitos e deveres tanto dos profissionais como dos usuários. 

O aplicativo também se propõe a facilitar a prática de exercícios físicos, dar dicas de alimentação saudável e calcular o índice de massa corporal (IMC), além de ensinamentos básicos de primeiros socorros, entre outros serviços. “O objetivo do aplicativo é facilitar o acesso da população à saúde, visto que a cidade tem um amplo e complexo polo que atende a milhares de pessoas, inclusive de outros Estados, que na maioria das vezes,  têm dificuldades no acesso a esses centros de saúde, seja pela localização das clínicas ou falta de informações básicas em relação ao SUS”, comentou Daniel Nascimento, integrante do grupo vencedor do DVB Legacy.

Equipe vencedora com Diretoria e jurados do DVB Legacy

Repercussão

O projeto “Teresina + Saúde” será apresentado agora em outra seletiva regional e, se vencer novamente, irá concorrer, no dia 25 de agosto, à grande final nacional. Os vencedores poderão ter seu projeto implementado pela DeVry | Brasil e ganharão uma viagem ao Rio de Janeiro. 

Segundo a Diretora Geral da DeVry | FACID, ProfªJoseci Vale, "o maior legado que um ser humano pode deixar para o mundo é a transformação por meio da atitude" e destacou que todos os projetos, não apenas o vencedor, mostraram atitude para mudanças por um mundo melhor. 

Viviane Moura, Superintendente de Parcerias Público-Privadas do Governo do Estado, jurada do DVB Legacy, ressaltou a importância da iniciativa da DeVry na medida em que coloca as instituições de ensino na linha de frente para pensar e produzir conhecimento em benefício da população.

Para a jornalista Dina Magalhães o DVB Legacy é ímpar para a formação de cidadãos. De acordo com a jurada, "os projetos foram brilhantes e podem  impactar de maneira positiva na vida das pessoas”.

Os alunos tiveram quatro meses para desenvolver e apresentar seus projetos sob orientação do Prof. Dr. Maurício Barbosa Salviano. Segundo ele, "as idéias foram incríveis e podem realmente mudar nosso mundo”. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais