Cidadeverde.com

Lucélia Santos faz conferência no Festival de Teatro Lusófono

Imprimir
A atriz, roteirista e diretora Lucélia Santos participa nesta quarta-feira, 27, do 1º Festival de Teatro Lusófono, onde ministra a conferência Divulgação e Preservação da Língua Portuguesa no Mundo, no Theatro 4 de Setembro, às 10 horas. Depois do debate, será exibido o documentário Timor Leste - O Massacre que o Mundo Não Viu em que retrata o drama do povo timorense.
 
À noite, o festival, que tem o apoio do Governo do Estado, traz a apresentação de Magia Negra, peça com o moçambicano Clement Tsamba, que veio ao Piauí pela primeira vez.

Em Timor Leste - O Massacre que o Mundo Não Viu, Lucélia Santos dá enfoque didático para expor ao mundo os problemas enfrentados pelo país invadido pela Indonésia e durante mais de 20 anos viu cerca de um terço da população ser dizimada.

Lucélia Santos retrata o país em um momento de reconstrução, à época liderada pelo diplomata brasileiro Sergio Vieira de Mello, morto anos depois num atentado no Iraque.

A atriz conheceu o drama do país ainda em 1995, durante a visita do embaixador da causa timorense José Ramos Horta ao Brasil. Chocada com o fato, Lucélia idealizou o documentário e seguiu para o Timor em 2000.

Com equipe reduzida, durante um mês a produção registrou a situação em que o país se encontrava. O filme ganhou destaque mundial, sobretudo pela sensibilidade com que a fé, as crenças e a luta do povo timorense foram retratadas.

À noite, o público terá oportunidade de conferir, no 4 de Setembro, o espetáculo Magia Negra, produzido a partir de uma co-produção Moçambique/Portugal. O monólogo é encenado por Clement Tsamba, ator que representou todas as companhias dos países convidados durante a abertura do festival, que reúne atores, diretores e grupos de teatro de seis países.

Clement diz que Magia Negra é um retrato antropológico da vida da tribo Ngunis, uma das mais poderosas do sul da África. A peça destaca um mundo de feitiços e tabus, de contrastes e contradições, polarizando a contínua luta entre o bem e o mal. A performance vem embalada de sonoridade e outros elementos que vão fazer o público viajar para terras quentes e distantes.
 
 
Fonte: CCOM
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: