Cidadeverde.com

Conheça dicas poderosas para proteger a sua voz

Imprimir

A água é importante porque hidrata a laringe e, dessa maneira, diminui os riscos de lesão nas cordas vocais. Já a maçã tem ação adstringente, que ajuda a limpar a boca e a faringe, melhorando a ressonância da voz e facilitando sua projeção. Até mesmo o movimento de mastigar a fruta já ajuda a soltar a musculatura que produz a voz. Outra dica para curtir a folia sem ficar rouco é, em um ambiente barulhento, falar mais perto do ouvido da pessoa para evitar o esforço maior da voz.  Na hora de cantar, é importante deixar a boca bem aberta para amplificar o som e reduzir o empenho das cordas vocais. Segundo a pediatra Ana Escobar, alguns cantores profissionais costumam tomar chá de romã antes dos shows, mas não há comprovação de que ele faça bem para a voz. Sprays, gengibre e pastilhas também não são comprovados na prevenção da rouquidão.

 É preciso, porém, prestar atenção na voz. Se a pessoa não é rouca naturalmente e, de repente, ficou com a voz grossa, pode ser um sinal de que algo está errado. A rouquidão pode ser causada por um inchaço das cordas vocais, por alterações hormonais, por um calo (comum em pessoas que trabalham falando muito) e até mesmo pelo câncer de laringe e, por isso, deve ser sempre investigada por um médico.  Em relação à dor de garganta, existem algumas receitas caseiras que, na verdade, só aliviam os sintomas, mas não curam o problema. Por exemplo, mel, gengibre, própolis e até os sprays vendidos nas farmácias dão apenas sensação de bem-estar no momento em que são utilizados, mas não resolvem.

 Segundo a pediatra Ana Escobar, gargarejo com água e sal pode ajudar a melhorar a rouquidão e a dor, assim como colocar um pano com um pouco de água e álcool na garganta para aquecer a região. Porém, para curar o problema, a solução mesmo são os anti-inflamatórios – se tiver pus, os antibióticos.  Segundo o otorrinolaringologista Agrício Crespo, a inflamação da garganta pode ser desencadeada pela exposição a ar-condicionados e ventiladores. Isso porque o vento frio diminui a defesa do organismo e resseca as mucosas. Por isso, sentir dor de garganta é muito mais comum no inverno, principalmente para aquelas pessoas que são mais sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. Essas pessoas também devem evitar tomar bebidas geladas e sorvetes, que podem diminuir a imunidade.

 

Fonte: Bem Estar (G1)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais