Cidadeverde.com

Banco do Nordeste homenageia clientes de microcrédito e agricultura familiar

Imprimir

O Banco do Nordeste realiza, amanhã (quinta-feira), às 18h, cerimônia de entrega do XII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e do IV Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar. Na oportunidade, serão homenageados sete clientes dos programas de microcrédito urbano e rural (Crediamigo e Agroamigo, respectivamente) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O evento acontece no Luxor Piauí Hotel, em Teresina (Praça Marechal Deodoro, 310, Centro).
 
No último plano safra (2015/2016), a Superintendência do Banco do Nordeste no Piauí contratou R$ 263 milhões com linhas de crédito no âmbito do Agroamigo e Agricultura Familiar, por meio de 54.439 operações. Já no microcrédito urbano, com o Crediamigo, foram R$ 507 milhões financiados, em 272.811 operações, caracterizando a pulverização do crédito. A premiação dos clientes que mais se destacaram nesses segmentos é uma forma de reconhecer e estimular iniciativas empreendedoras de sucesso.
 
Os agricultores e pequenos comerciantes premiados vêm de Altos, Cocal de Telha, Demerval Lobão, Jacobina do Piauí, Piripiri, Timon e Valença. Eles foram escolhidos com a ajuda de um júri composto por representantes do Sebrae, Sindilojas, Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado, além de Fetag, Escola Família Agrícola do Piauí e Emater.
 
O XII Prêmio de Microcrédito contempla, no Piauí, as categorias subsistência, acumulação simples e acumulação ampliada do Crediamigo – voltadas para a área urbana – e agroindústria, agropecuária e não agropecuária do Agroamigo – voltadas para a zona rural. Já o IV Prêmio de Agricultura Familiar contempla a categoria agropecuária.
 
Os agentes de microcrédito do Crediamigo e Agroamigo, vinculados ao Instituto Nordeste Cidadania (Inec), organização da sociedade civil de interesse público que atua em parceria com o Banco do Nordeste, receberão certificados como reconhecimento pelas ações desenvolvidas. Eles trabalham diretamente com os clientes na orientação e acompanhamento dos empreendimentos. O gerente de Negócios do Pronaf de Valença, que acompanha o produtor rural premiado, também será homenageado.
 
XII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito:
 
Crediamigo:
 

Categoria Subsistência: Maria do Desterro Viana Cardoso – Altos (Agência João XXIII);
Categoria Acumulação Simples: Samara Ferreira de Sousa - Demerval Lobão (Agência Teresina-Centro);
Categoria Acumulação Ampliada: Valci Pereira de Sousa - Timon (Agência Teresina-Centro).
 
Agroamigo:
 
Categoria Agropecuária: Delmiro Cleonício Carvalho – Jacobina do Piauí (Agência Paulistana);
Categoria Agroindústria: Maria dos Remédios de Castro Sousa - Piripiri (Agência Piripiri);
Categoria Não-agropecuária: Osmarina Gomes Pereira - Cocal (Agência Parnaíba).
 
IV Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar:
 
Categoria Agropecuária: Raimundo Ferreira Silva - Valença (Agência Valença).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais