Cidadeverde.com

Galeria de Artes “Nonato Oliveira” recebe Baile dos Diários no sábado (3)

Imprimir

Na década de 20, o salão da Galeria de Artes do Club dos Diários era a sede dos grandes bailes e principal ponto de encontro da sociedade teresinense e da classe artística, intelectual e política. Foi assim até a década de 70, quando os sócios do Club se vestiam a caráter e dançavam ao som de atrações como Sambrasa, Barbosa Show Bossa, Iranir e seu conjunto, além de Zezinho dos Teclados. Neste sábado (3), será possível fazer uma viagem ao tempo e relembrar as famosas tertúlias.

Como parte das comemorações do aniversário de 122 anos do Theatro 4 de Setembro, a Orquestra Tamoio vai comandar o “Baile dos Diários”, que começa a partir das 21h30. A entrada é 1kg de alimento não perecível ou 1kg de ração animal (destinada à Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais – Apipa).

“Os bailes realizados no Club dos Diários eram uma referência para a cidade. A nossa ideia é devolver a tradição a Teresina, inspirados nessa época. Vale lembrar que, antes, só os sócios tinham acesso ao Club e agora vamos fazer um baile democrático”, explica o diretor da Orquestra Tamoio, o músico Sérgio Matos, um dos realizadores do evento.

Ele diz ainda que a realização do baile será continuada e já possui datas previstas para os próximos meses, sendo 8 de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro. Além da orquestra, a “pista” será tomada por convidados de companhias de dança da cidade, que vão fazer parte desta iniciativa. No repertório, os estilos são variados, indo do samba, choro, forró, até a salsa, o bolero e o tango.

A bailarina, coreógrafa e professora Weyla Carvalho, que também está à frente do Baile dos Diários, diz que está realizando um trabalho de pesquisa sobre os eventos já realizados no Club dos Diários. “Começamos pedindo fotos, junto com as fotos estão vindo os depoimentos. Aos poucos estamos reunindo um bom material e vamos ainda decidir de que forma mostrar ao público”, diz Weyla.

Ainda no sábado, a programação de aniversário começa logo cedo, às 10h, com o espetáculo “Humor Especial”, comandado pelo humorista Dirceu Andrade. A partir das 17h, no Teatro Torquato Neto, tem o espetáculo infantil “Bolin Bolão” e às 18h, no Café Literário Genu Moraes, tem lançamentos de livros de autores piauienses. À noite, a partir das 19h, tem Festival de Humor com João Cláudio Moreno, Amauri Jucá, Carlos Anchieta e Guiga Ferreira, no Theatro 4 de Setembro. 

No domingo (4), a partir das 19h, tem a entrega do troféu “Theatro 4 de Setembro 122 anos”. Em seguida, tem o show “Bibi Ferreira canta Frank Sinatra”. A noite será encerrada no Café Genu Moraes, com Gustavo Baião e o show “Fino da Bossa Jazz”.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais