Cidadeverde.com

Semiárido piauiense recebe caravana de teatro de bonecos

Imprimir

Com o objetivo de descentralizar a arte e levar cultura e diversão para o semiárido piauiense, a Caravana de Teatro de Bonecos Cassimiro Coco iniciou no dia 1 de setembro em Bom Jesus, apresentações artísticas em praças públicas de cinco municípios  do Sul do Piauí, ação encerra no dia 05, em Santa Luz.

Hoje, 02 de setembro, a caravana estará em Redenção do Gurguéia, neste sábado em Currais e no domingo,  em Cristino Castro. Além das apresentações, a caravana irá promover oficinas e palestras voltadas para grupos de dança e teatro, alunos, professores, coordenadores e diretores da rede pública de ensino da região.

 As apresentações dos espetáculos acontecem em praças para toda a comunidade e sempre às 19h. Nos turnos da manhã estão sendo realizadas as oficinas e as palestras, em espaços preferencialmente de escolas públicas.
Antes de cada espetáculo, é realizada uma parada, ou seja, um desfile pelas ruas das cidades, envolvendo os grupos artísticos locais ou alunos e alunas da rede pública de ensino e ainda os participantes das oficinas. A esses alunos estão sendo distribuídos, figurinos, bonecos e adereços levados pela caravana, além daqueles que possam ser encontrados nas cidades.

A ação idealizada pelo bonequeiro Chagas Vale conta com o apoio da Secretario de Cultura e tem como foco difundir  o teatro de bonecos como afirmação importante da cultura popular Piauiense e Brasileira. “Escolhemos iniciar este projeto pelo semiárido piauiense, pois é uma região que historicamente  é caracterizada pela seca. Estas cidades carecem de fruição de produções culturais e com certeza receberão de braços abertos essa ação do Governo do Estado do Piauí, que devolverá aos rincões do sertão, um gênero de arte que já foi parte de sua identidade: O Teatro de Bonecos”, destacou.

Chagas Vale afirma que além da valorização da identidade e cultura local, as oficinas e palestras irão promover a prática de atividades artísticas na região e incentivar aos moradores locais. “Estamos levando oficinas de Acrobacias e Perna de Pau e as palestras “O Teatro de Bonecos como Recurso Didático Facilitador da Aprendizagem”, que irei ministrar e “A Arte de Contar Histórias”, ministrada pela atriz e contadora de histórias Talita do Monte. Nossa expectativa é envolver cerca de 600 pessoas por dia, em cada cidade que iremos passar”, finalizou.
 
Cassimiro Coco encanta nordestinos há mais de um século

O teatro de bonecos tem sua origem na mais remota antiguidade, acredita-se que o homem pré-histórico já o conhecia. A princípio como sombra das mãos projetada nas paredes das cavernas pelas chamas das fogueiras, depois, como bonecos de argila, estáticos, e mais tarde, com pequenos movimentos de cabeça e braços, para em seguida fazerem representações com eles
.
Na Índia, China e Java, eram realizados espetáculos com teatro de bonecos.Na Idade Média as marionetes tiveram grande importância na vida da sociedade. Eram utilizadas tanto nas doutrinações religiosas como nas feiras populares, e mais tarde, em teatros construídos especialmente para elas.
Em todo o mundo, os personagens populares do Teatro de Bonecos têm as mesmas características: Poucos recursos técnicos, mas grandes possibilidades expressivas, como: a irreverência, a espontaneidade, a não submissão ao estabelecido, a comicidade, e por vezes a crueldade.

No Brasil, os bonecos começaram a ser utilizados em representações no século XVI. Foi no Nordeste que o Teatro de Bonecos a pareceu com destaque, principalmente em Pernambuco, onde até hoje é tradição e recebe o nome de MAMULENGO. No Piauí, Maranhão e Ceará, o personagem mais conhecido é Cassimiro Coco, que encanta e diverte o povo desde o inicio do século passado, quando "os botadores de cassimirada" viajavam trilhas empoeiradas nos lombos de burros, ou navegavam o Parnaíba "rio abaixo rua arriba" apresentando-se nas comunidades ribeirinhas, fascinando adultos e crianças.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais