Cidadeverde.com

Pediatra fala sobre fibrose cística no Notícia da Manhã; veja

Imprimir

Nesta terça(6), o tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã foi a fibrose cística, uma doença rara, cujo diagnóstico precoce é fundamental para alongar o tempo de vida saudável do paciente. 

A fibrose cística tem origem genética e causa graves problemas no pâncreas, pulmões e sistema digestivo. Entre as complicações, acúmulo de germes e bactérias nas vias respiratórias, que levam a inchaço, inflamações, pneumonia, bronquite e redução na expectativa de vida. 

No mundo, a doença afeta 70 mil pessoas e no Piauí são cerca de 30 casos. O paciente necessita de um acompanhamento multidisciplinar e o fisioterapêuta tem importante papel no tratamento.

No estúdio do telejornal, o médico pediatra, Luís Edson, deu mais informações sobre a fibrose cística e frisou que o teste do pezinho é uma triagem para essa doença. Ele também destacou o vínculo muito forte que o profissional de saúde cria com o paciente e com a família, pois segundo ele, é preciso um contato mensal.

O especialista ressaltou ainda que a medicação para o tratamento da doença é disponibilizada pelo SUS, desde o momento do diagnóstico, e é de uso contínuo, por toda a vida. Doutor Luís disse que o paciente não pode deixar de usá-la, pois a mesma contribui de forma fundamental na alimentação. "Quando não fazem uso tendem a ficar bastante emagrecidos", disse.

Assista na íntegra o quadro Saúde sobre Fibrose Cística!


Marcelo Lopes
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais