Cidadeverde.com

Mutirões no HGV já beneficiaram mais de mil pessoas

Imprimir

Neste feriado de 7 de setembro, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) promoveu mais um mutirão cirúrgico nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia e cirurgia vascular, que atendeu trinta e duas pessoas. Os 39 mutirões que o HGV realizou no período de um ano, beneficiaram mais de mil pessoas nas áreas de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, neurologia, urologia, vascular, cirurgia geral e plástica.

A diretora do HGV, Clara Leal, ressalta a importância dessas ações. “Na rede pública, o HGV é um Hospital que concentra muitas ações, ou seja, vários procedimentos somente são realizados aqui, o que acaba gerando uma fila de espera. Por isso, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), implantamos medidas como fazer cirurgias aos sábados, feriados e no turno da noite com o objetivo de reduzir o tempo de espera dessas pessoas``, pontua Clara Leal.

Segundo ela, os resultados estão sendo positivos. Em 2014, eram 4.246 pessoas no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) aguardando por um procedimento cirúrgico em diferentes áreas e, em 2016, houve uma redução de 50% desse total. "A ortopedia foi a especialidade que apresentou maior diminuição da fila de espera. Eram 2.203 pessoas e, atualmente, são 328", completa a diretora.

Dentre os pacientes beneficiados com cirurgia vascular estava a dona de casa Maria Campelo, 52 anos, da cidade de Água Branca. Ela passou por dois procedimentos vasculares (aortografia e arteriografia). "Esses são pacientes com obstrução da circulação e com risco de perda de membros. Os procedimentos realizados foram para acelerar a melhoria da circulação e, consequentemente, evitar a perda de membros", explica o cirurgião vascular Rodrigo Albergaria.

O mutirão contou com uma equipe de formada por quatro cirurgiões ortopédicos, um cirurgião  vascular e um neurocirurgião. Além de anestesistas, enfermeiros e equipe de apoio.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: HGVmutirão