Cidadeverde.com

Chico Antônio diz que pretende tirar Esperantina do "caos"

Imprimir
O Jornal do Piauí organizou mais um quadro ?Fala Candidato? que tem como objetivo dar visibilidade às propostas dos candidatos a prefeito das cidades do interior do Estado. Nesta sexta (29) foi a vez dos políticos que pleiteiam o cargo mais importante da cidade de Esperantina falarem sobre seus planos para Educação, Saúde, Infra-estrutura e diferença entre eles. Dos cinco candidatos que disputam o pleito, apenas o atual prefeito Felipe Santolia (DEM) não participou do programa.
 

 
"Estivemos em Esperantina, montamos nosso estúdio na cidade, o prefeito Felipe Santolia marcou, mas não compareceu para gravar o quadro", anunciou o apresentador Amadeu Campos.

O candidato Chico Antônio (PT) afirmou que a Educação da cidade precisa ser organizada. ?Tenho convicção de é necessário que haja um planejamento, porque a área corresponde a 50% dos serviços do município?, afirma. De acordo com o petista, existem pelo menos 500 professores trabalhando nas escolas municipais e um de suas metas é realizar uma parceria com esses funcionários e trabalharem com um programa de incentivo.

Antônio também fez críticas à atual gestão que não estaria dando funcionamento adequado às escolas na zona rural e sem proporcionar aos trabalhadores uma data certa para o pagamento dos seus vencimentos. Segundo o candidato uma de suas preocupações é criar uma tabela salarial para a categoria.

Saúde

?A Saúde é a situação mais grave de Esperantina e merece dedicação?, afirma Chico Antônio. De acordo com o candidato, na cidade estão funcionando apenas cinco Programas de Saúde da Família, quando a prefeitura receberia verba do governo federal para 15 PSFs.  ?Queremos fazer o mínimo, que é colocar a Saúde para funcionar?, diz.

Francisco diz que o sistema funciona precariamente, sem serviço pré-natal na cidade. O petista também criticou a falta de estrutura dos postos de saúde da zona rural e afirma que pretende fazer parcerias com o governo estadual para melhorar a situação.

Infra-estrutura

O petista afirmou que em termos estruturais, Esperantina urge de limpeza pública e iluminação. ?Essas são coisas que precisam ser feitas no primeiro ano do governo. O aumento da violência na cidade aconteceu devido à falta de segurança por conta da falta de iluminação pública?, garante.

Sobre transporte, Antônio pretende melhorar o tráfego da cidade através da recuperação das ruas e normalização do fluxo dos veículos. O candidato crê ainda que o desenvolvimento da cidade passa pela agricultura. Para desenvolver o setor, ele pretende melhorar os sistemas de água e energia, propiciando o investimento em cajucultura, apicultura, criação de pequenos animais e irrigação.

Diferença entre os outros

Encerrando sua participação do quadro, Chico Antônio afirmou que por sua origem humilde, é sabedor dos problemas de Esperantina. E que pretende enfrentar os problemas do município com planejamento e parcerias com governos estadual e federal. ?Não tenho dúvida nenhuma que vou buscar parcerias junto aos governos Lula e Wellington Dias e com as empresas privadas?.
 
 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: