Cidadeverde.com

Teresina é a 15ª cidade do Piauí com mais focos de incêndio

Imprimir

 

Teresina está entre as quinze cidades do Piauí com mais focos de incêndio neste ano. Nesta semana, por exemplo, em um único dia, o Corpo de Bombeiros atendeu a 52 ocorrências. De acordo com informaçãoes do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), em 2015, durante o mesmo período (de janeiro a setembro), a Capital estava 60ª posição. 

No ranking das ocorrências estão fogo no mato, em terrenos baldios, residências, vazamento de gás de cozinha e comércios. As três cidades com mais focos são Uruçuí, Santa Filomena e Baixa Grande do Ribeiro. Em todo o Estado já foram registrados 3.232 casos, número menor que o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 4.296 incêndios, nos nove primeiros meses.

"A baixa umidade relativa do ar e as temperaturas elevadas são fatores que não podemos ter controle. Apesar destes dois fatores serem catalisadores, observamos que muitos incêndios têm a presença humana. Esses incêndios na região dos Cerrados se explicam pela expansão agrícola, a prática de preparar a terra. Já na zona urbana, as pessoas fazem queimadas para limpar os terrenos e isso tem sobrecarregado bastante a estrutura do Corpo de Bombeiros", explica o major do Corpo de Bombeiros, José Veloso.

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais