Cidadeverde.com

Poeta Jorge Salomão traz sarau do Rio de Janeiro para o Clube dos Diários

Imprimir


Receber a “navi”, criar conexões. O sarau lítero-musical Navilouca faz pousar em Teresina, o poeta Jorge Salomão, agitador e ativista cultural, integrante do movimento Tropicalismo. Jorge – que é irmão do Waly Salomão - é criador de emblemáticas capas de discos e trabalhou ao lado de Torquato Neto. Com participação especial da cantora Patrícia Mellodi, o sarau acontecerá no Clube dos Diários, dia 23 de setembro, a partir das 19h.

A proposta é trazer o sarau organizado por Jorge Salomão em centros culturais do Rio de Janeiro para Teresina. É integrar, debater com artistas piauienses os caminhos para a poesia, além da contribuição dos saraus para os artistas e população.  

Em Teresina, está agendada uma palestra “Saraus e outros caminhos para a poesia contemporânea”, no Teatro Torquato Neto, dia 23 de setembro, a partir das 16h.  Em seguida, haverá o sarau no Espaço Cultural Osório Júnior, no Clube dos Diários. O evento contará também com a presença do poeta Mardônio França, do Ceará.

Jorge Salomão é Baiano de Jequié (Ba) e foi um dos integrantes do movimento Tropicália nos anos 60, participando da revista Navilouca criada por Waly Salomão e Torquato Neto. Ele publicou os livros “Mosaical” (1996), “O olho do tempo” (1997), “Campo da Amerika” (1998), “Sonoro” (1999), “Conversa de Mosquito” e “A estrada do pensamento”.

Em 2007, laçou o CD "Cru Tecnológico", no qual recita 21 poemas de sua autoria. Atualmente está com quatro livros prontos para serem lançados: “ A estrada do pensamento ( ficção )”, “Conversa de mosquito (poesia/filosofia), “Campo minado de flores” e Panacum.  

                                                    

Salomão tem músicas gravadas por Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Cassia Eller, Barão Vermelho, Zizi Possi e Zé Ricardo.

Salomão é artista de mil antenas e autêntica representação de misturas culturais.  

Ele é bem conhecido por quem trafega pelas jornadas artísticas Brasil afora, especialmente pelas noites cariocas. Jorge em novembro irá completar 70 anos e iniciará as comemorações com o Sarau Navilouca em Teresina. No Rio, uma série de eventos está sendo organizados para comemorar seu aniversário. 

O sarau tem entrada gratuita e é realizado pelos coletivos Estação das Flores e Sarau Tensão, Tesão e Criação. O apoio é da Secretaria Estadual de Cultura.

 

Da Redação

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais