Cidadeverde.com

Período eleitoral adia julgamento de 'Velho Zeza' por homicídio

Imprimir


Promotor Benigno Filho, responsável pela acusação

João Alves, o 'Velho Zeza', 72 anos, seria julgado na manhã desta terça-feira (20), mas a sessão foi adiada e não tem nova data para acontecer. Além do promotor Benigno Filho, responsável pela acusação do réu, o presidente da sessão, juiz Antônio Noleto, estão envolvidos na análise de processos eleitorais e precisaram desmarcar o julgamento. O réu seria julgado pelo homicídio qualificado de Daniel Barbosa da Silva.

Benigno Filho está responsável pela promotoria eleitoral de Esperantina e, somente hoje, recebeu a demanda de 16 processos. Dessa forma, não foi possível comparecer ao julgamento. Assim como o juiz Antônio Noleto. A defesa de João não se opôs e a sessão foi suspensa, sem ter sido ainda remarcada. 

"Com todo o respeito pelos réus, presos já há dois anos, peço o adiamento. Depois do dia 4 de outubro, estarei disponível a qualquer dia e qualquer hora", declarou o promotor. 

"Ele precisa se deslocar, a Esperantina tem 16 processos que precisa despachar e os prazos eleitorais são bem mais curtos", disse o juiz. 

Pelo crime, respondem o 'Velho Zeza', Odair Alves Justino e Cícero da Silva Pinheiro - foragido. Daniel foi morto com 10 tiros na noite de 8 de abril de 2013, no bairro Lourival Parente, em Teresina. João e Odair chegaram a ir ao Tribunal de Justiça e o primeiro esteve durante todo o tempo cabisbaixo e sem se manifestar.

Daniel era empresário e, segundo a polícia, ainda tentou se defender atropelando os suspeitos de atirarem contra ele - Odair e Cícero -, sem sucesso. 

A mãe da vítima, Irani Silva, disse que não quer vingança, apenas justiça. "Eu guardo um sentimento de tristeza profunda, uma saudade muito grande, ele deixou dois filhos. Mas eu não quero vingança, espero que seja feita a justiça dos homens e a de Deus", disse ela.

João e Odair estão presos preventivamente na Casa de Custódia de Teresina desde 2 de junho de 2014. Os dois respondem por dois homicídios e três processos por tráfico de drogas.

'Velho Zeza', como é mais conhecido, é considerado um dos maiores traficantes do Piauí e mantinha, segundo a Polícia Federal, uma verdadeira 'milícia' do tráfico na zona Sul de Teresina até ser preso, em 2013. Depois de preso, ele foi suspeito de comandar a escavação de um túnel de dentro para fora da Casa de Custódia, por onde tentaria fugir. 

 

Maria Romero com informações de Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais