Cidadeverde.com

Grupo Ensaio Vocal faz show em homenagem a Torquato Neto

Imprimir

O grupo Ensaio Vocal volta ao palco do Theatro 4 de Setembro no dia 29, às 20h, com o show Pra Não Dizer Adeus, e faz uma viagem pela poesia de Torquato Neto e pelas principais parcerias musicais com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Edu Lobo. Através desse espetáculo, o grupo Ensaio Vocal presta uma homenagem ao grande letrista do Movimento Tropicalista, o piauiense Torquato Neto.

Com direção de José Afonso de Araújo Lima e arranjos do maestro Aurélio Melo feitos especialmente para esse show mostram um Torquato Neto vibrante, às vezes dançante, mas sem perder a essência do grupo que é vocal com sopranos, tenores, contratos e baixos.
Em “Pra não dizer Adeus”, o grupo interpretará as canções mais significativas do movimento cultural que trouxe para o cenário musical brasileiro grandes artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jards Macalé.

Apesar de músicas emblemáticas como Mamãe Coragem e Pra Dizer Adeus que podem ter uma conotação de tristeza e de despedida, Torquato Neto não retratava só os sentimentos de depressão e sofrimento, mas também a alegria e o engajamento sócio-político nas temáticas brasileiras então em discussão.

Com o show, os componentes Aurélio Melo, Paulo Aquino, Luiza Miranda, Andrea Miranda, Luciana Libório, Fernanda Libório, Vagner Ribeiro, Ananias Júnior e os músicos convidados Gustavo Baião, Gilson Fernandes e Wilker Marques prepararam esse show que homenageia Torquato Neto e a poesia brasileira.

Segundo Aurélio Melo, o Ensaio Vocal sempre trabalhou grandes expressões da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Chico Buarque, preparou tributo para Raimundo Soldado e agora traz ao público Torquato Neto, que é piauiense, mas escreveu seu nome na história da música por fazer parte da criação de um dos momentos culturais mais significativos do Brasil.

Ensaio Vocal fez primeiro show em 1992

O grupo Ensaio Vocal foi criado em outubro de 1990, apresentou em 1992, em Teresina, seu primeiro espetáculo, o show Canto do Povo de um Lugar.

Em 1994 lançou o primeiro CD – Ensaio Vocal, com músicas de artistas locais e nacionais e arranjos do maestro Aurélio Melo. O Grupo já se apresentou em diversas cidades do país, no Festival da Rede Record, e em duas finais do Festival Canta Nordeste, promovido pela Rede Globo. 

No ano 2000 o Grupo se apresentou nas cidades de Lisboa, Guimarães, Porto e Coimbra, em Portugal, e em Madrid-Espanha. A maioria das músicas desse show integram o 2º CD do Grupo – Ensaio Vocal Canta Chico Buarque, lançado naquele ano, em Teresina, numa sequência de quatro concorridos shows, no Theatro 4 de Setembro.

Parceria com Guinga

Em julho de 2002, realizou o Show Baladas Românticas, reunindo clássicos da música brasileira e estrangeira como Sapato Velho, Revelação, El dia que mi quieras, How deep is your love, Yesterday, Hotel Califórnia, Espanhola e outros, na sua maioria interpretados com arranjos próprios.

Em 2007, o Ensaio Vocal encontrou-se em Teresina com o cantor e violonista carioca Guinga. Na oportunidade, interpretou alguns clássicos do compositor, com arranjos do maestro Aurélio. No palco do Theatro 4 de Setembro, além de Guinga e do Ensaio Vocal, também se apresentou, na oportunidade, a cantora mineira Paula Santoro.

Em 2009, o Grupo esteve na cidade de Palmas-TO, quando se apresentou no Teatro do SESC. O evento fez parte do projeto Sesc Amazônia das Artes, que percorre nove estados que compõem a Amazônia Legal. O Piauí participou como convidado especial.
Atualmente, o Grupo está gravando um CD com músicas de Raimundo Soldado. Não é uma iniciativa do Grupo, mas uma homenagem de um fã do cantor. Nos arranjos, conferiu-se à música simples de Raimundo Soldado, um caráter rebuscado com a interpretação de oito vozes em quatro naipes.

Em junho de 2010, o Grupo realizou em Teresina, no Teatro da Assembleia Legislativa, um espetáculo em comemoração aos vinte anos de existência. No repertório, uma retrospectiva, incluindo desde “Que Xote”, premiada no Canta Nordeste, passando por Tom Jobim e Chico Buarque, incluindo os Beatles, Bee Gees, e fechando em clima de Copa do Mundo com “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.
Nos últimos seis anos, fez apresentações em duas versões do Festival de Inverno em Pedro II, Festival Cultural de Oeiras, também em duas versões, Festival da Uva em São João, Aniversário da FM Cultura de S. Raimundo Nonato, e apresentações em cerimônias diversas em Teresina.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais