Cidadeverde.com

Piauí inicia hoje corrida por medalhas nos Jogos da Juventude

Imprimir


Sarah foi uma das condutoras da tocha

O esporte piauiense começa hoje a disputar as primeiras medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, na Paraíba. Os atletas das modalidades de natação, judô, atletismo, badminton, luta olímpica, tênis de mesa e xadrez estão todos concentrados para a competição nacional. As primeiras disputas iniciam na manhã desta quarta-feira (21) e prosseguem no período da tarde.

A categoria infantil de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude segue até sexta-feira (23). Segundo boletim oficial divulgado pela coordenação geral dos jogos em João Pessoa, o Piauí terá grandes adversários em cada modalidade.

O badminton masculino e feminino enfrentará alunos/atletas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. O judô piauiense terá, na primeira luta, Sergipe no feminino e, no masculino, o Ceará. O tênis de mesa, por equipe, disputará vaga para a segunda fase contra Minas Gerais e Paraná. Já o xadrez vai se confrontar com Tocantins e Rio de Janeiro, enquanto a luta olímpica estará medindo forças contra Ceará e Paraná. A natação vai em busca de melhores tempos, com destaque para Maria Eduarda.

Abertura

Os Jogos Escolares da Juventude teve sua largada oficial na noite dessa terça-feira (20), no ginásio da Universidade Federal de João Pessoa, com a cerimônia de abertura. Destaque para a piauiense Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012, que conduziu a tocha, seguida por Vanderlei Cordeiro que acendeu a pira, para o delírio da plateia.

Houve desfile dos atletas de 26 estados participantes, além do Distrito Federal e a delegação da Argentina, que está hospedada no mesmo hotel que os competidores do Piauí, juntamente com Roraima.

Após apresentações artística e os juramentos, todas as luzes do ginásio foram apagadas. A galera foi ao delírio. De repente, a judoca Sarah Menezes apareceu iluminada com a Tocha dos Jogos Escolares da Juventude nas mãos. Bicampeã da competição, ela passou a Tocha para Zé Marco, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Sydney 2000, no vôlei de praia.

Angélica Kvieczynski, dona de seis medalhas em Jogos Pan-americanos, Daniel Paiola, duas vezes medalhista em Pan-americanos, Laís Nunes, prata nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, e Matheus Santana, ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, também participaram do revezamento.

Entre as autoridades, estiveram presentes o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani; a vice-governadora do Estado da Paraíba, Ligia Feliciano; e o diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner. Alguns dos embaixadores da competição, como Angélia Kvieczynski, Daniel Paiola, Laís Nunes, Matheus Santana, Sarah Menezes, Vanderlei Cordeiro e outros atletas da elite do esporte nacional também participaram do evento.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais