Cidadeverde.com

Tatuador de Teresina oferece serviço gratuito para mulheres vítimas de câncer de mama

Imprimir

O tatuador Thiago Saraiva, de Teresina, está oferecendo tatuagens gratuitamente para mulheres vítimas de câncer de mama. Ele conta que a ideia surgiu depois de ler uma reportagem sobre o assunto, em que tatuadores do Sul e Sudeste do país faziam o trabalho, mas cobrando preços que ele considera muito altos. Thiago diz que a ação é "o mínimo que pode fazer por alguém que enfrenta algo assim". 

"Eu tenho um conhecimento artístico, conheço desenho anatômico. Eu resolvi usar isso, já que sei desenhar e tatuar. Porque não ajudar?", pensou ele. 

O artista declarou que o motivo que lhe fez buscar oferecer os desenhos foi saber que a autoestima das mulheres fica bastante afetada. Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 57.120 mil tumores de mama por ano. Em alguns casos, é necessária a retirada total ou parcial da mama. 

"Eu pensei no quanto a autoestima dessas pacientes é afetada, no quanto isso é forte para uma mulher. Eu ofereci para os seios, em casos de câncer de mama, mas pode ser outro problema também", disse. 

Segundo ele, três mulheres já entraram em contato, querendo cobrir as marcas das cirurgias nos seios. 

Desenhos 

Para devolver a autoestima às mulheres que sofreram alteração nos seios, o tatuador oferece duas opções: o redesenho do mamilo, nas colorações naturais dom tom de pele da cliente, simulando um desenho perfeito no seio, ou ainda desenhos diversos que a mulher preferir. 

"Ela pode querer por exemplo flores ou outros arabescos para cobrir a cicatriz", explicou. 

Cuidados 

Segundo ele, a tatuagem sobre uma pele cicatrizada deve ser realizada de forma diferenciada. Ele já tatua há alguns anos e conta que fez a cobertura de cicatrizes em diversas partes do corpo. 

"Tem que tatuar com mais delicadeza, porque o risco é maior de sangramento, é uma pele mais sensível e a cicatriz não pode ser muito recente", explicou.

Thiago explicou que, em média, é necessário que se aguarde de um a dois anos para que a ciacatriz possa ser coberta, para evitar problemas. "Parece um tempo longo, mas é melhor esperar do que ter uma complicação". 

Ele disse ainda que as mulheres que o procurarem serão orientadas a buscar um dermatologista, que possa autorizar a realização do desenho, de forma a garantir a segurança na tatuagem. 

Como procurar

O artista disse que as mulheres que tiverem interesse na tatuagem de redesenho do mamilo ou de cobertura da cicatriz podem procurá-lo pele telefone (86) 9 9522-1866. Ele marcará um momento para conversar com a mulher e entender de que forma poderá resgatar sua autoestima por meio da arte no corpo. 

"É algo que vai demandar muita sensiblidade e cuidado, mas enquanto eu puder ajudar, vou fazer. É uma forma de contribuir para o mundo. Enquanto tiver alguém precisando e eu puder fazer, vou fazendo. Eu gostaria também que outros artistas fizessem o mesmo, porque são muitas mulheres que querem e precisam. É só uma questão de humanidade", declarou.

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais