Cidadeverde.com

População denuncia fios rompidos e Eletrobras faz alerta

Imprimir

A Eletrobras Distribuição Piauí fez uma orientação à população quando ocorrer o rompimento de fios de baixa, média e alta tensão nas ruas. O problema deve ser reparado pela própria Eletrobras, mas as pessoas podem tomar cuidados. Uma moradora do Saci, zona Sul, denunciou que ontem (22) passou mais de duas horas com um fio rompido na rua de sua casa.

"É muito descaso, estamos há mais de duas horas com um fio caído na rua. Ligamos para a Eletrobras informando e nada de virem resolver. A rua toda está fora de casa para impedir que alguem passe de moto, carro ou a pé em cima do fio e aconteça alguma tragédia. Agora eu pergunto, se alguém passa sem ver e morre, de quem vai ser a responsabildiade pelo crime?", questionou a moradora. 

Adail Viana, gerente de serviços técnicos e comerciais, informou que a primeira medida a ser tomada é ligar para a Eletrobras, Bombeiros ou polícia, mas a população pode isolar o local utilizando madeira seca, corda ou uma fita. A distância segura é de pelo menos 4 metros de distância do fio rompido. 

"Se estiver dentro de um carro, nunca desça do veículo, porque pela grade metálica a corrente circula. Dentro do veículo não há problema. Se naquele momento o veiculo oferece risco, como um princípio de incêndio, a pessoa deve sair do carro de forma correta", explicou.

"Você salta do carro de pés juntos, nunca tocando no metal do carro e dá um outro salto de pés juntos para longe do carro. Se você sai e toca a grade, toca o solo com passadas largas, tem uma diferença de tensão e isso pode ser fatal", orientou.

Ele destacou que nenhum fio deve ter tocado para que a energização seja verificada. "Sempre se deve levar em consideração que o fio está energizado", disse. 

"Nos postes, nas ruas, há dois níveis te tensão. Os fios mais mais altos, no sentido horizontal, são os de média tensão, por onde correm 13.800 volts. Os mais inferiores, de forma vertical, são de baixa tensão, de 380 volts. E ambos oferecem risco, não é porque é de baixa tensão que não tem problema", finalizou.

 

Maria Romero com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais