Cidadeverde.com

MP expede recomendação para impedir promoção de PMs inaptos

Imprimir

A promotora de Justiça Leida Diniz, titular da 35ª Promotoria de Justiça, expediu recomendação ao Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, e ao governador Wellington Dias, sobre os processos de promoção de policiais militares. Segundo ela, há policiais inaptos na lista de promoção. 

Leia o documento na íntegra.

O Ministério Público Estadual recebeu denúncia sobre promoção de candidatos que estariam inaptos. Na recomendação, a promotora ressalta que o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí (Lei n° 3808/1981) e a Lei n° 6821/2016, dispõe e regula os critérios a serem usados, como a promoção por merecimento por patente, além dos dados que contam como pontuação para a promoção por merecimento, e tempo de serviço além da conclusão de cursos militares e civis.

Ela ainda recomenda que sejam respeitados os princípios de legalidade, impessoalidade, isonomia e moralidade. Por último, a Promotora pede que as solicitações de informação sobre os processos de promoção sejam atendidas, como estabelecido pela Lei n° 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação. 

"Informamos que o não cumprimento da Recomendação ensejará a adoção, por esta Promotoria de Justiça, de todas as medidas de responsabilização sob sua atribuição", declarou ainda a promotora no documento. 

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais