Cidadeverde.com

Secretário destaca importância do planejamento nos territórios

Imprimir

A política de desenvolvimento territorial e da participação social do Estado foi tema de discussão nesta quarta-feira (5) na oficina “Governo e Sociedade Civil na territorialização da Agenda de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. O objetivo é implementar os ODS no âmbito estadual e elaborar a agenda de trabalho para consolidar a parceria institucional entre o Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Para o secretário de planejamento, Antonio Neto, os territórios de desenvolvimento, que agora são 12 no Piauí, com a criação do Vale do Itaim, são unidades de planejamento que objetiva estimular a participação da sociedade na fiscalização e implementação de políticas públicas. 

"Um governo só se faz de modo mais efetivo se ele tiver esse controle social. Isso está previsto na Constituição, mas na prática é muito dificil. A filososia do nosso governo é de estimular a participação da sociedade. Agora são 12 teritórios, entrou o Vale do Itaim, na região de marcolandia. Cada um tem seus conselhos com participaçao da sociedade", explicou o gestor durante entrevista ao Jornal do Piauí.

De acordo com o secretário, os territórios são ferramentas de planejamento que facilitam a estruturação dos municipios. "Conseguimos levantar as potenciaidades de cada cidade, isso vai influenciar a economia. Se tem uma região que a vocação é o turismo, vamos trabalhar o turismo. Isso faz com que o orçamento passe a ser integrado para cada ação e isso ajuda a potencializar", afirmou, frisando que para o sucesso, as medidas precisam se tornar política de Estado.

"É uma política do Estado para que governo que entre continue e deixe esse legado para a população. Nós já temos a visão de planejamento territorial", concluiu.

Foto: Thiago Amaral

Após as discussões realizadas na oficina, os pontos fundamentais apontados pela participantes do encontro comporão um Memorando de Entendimento entre Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O documento será assinado, na quinta-feira (6), e tem por objetivo programar a Agenda 2030 no estado. A solenidade será realizada às 10h30 no Palácio de Karnak e contará com a presença do embaixador da ONU, Nick Fabiancic.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: planejamento