Cidadeverde.com

Contação de histórias estimula imaginação das crianças internadas no HUT

Imprimir

Hoje, 09, o mundo do faz de conta invadiu a brinquedoteca da Clínica Pediátrica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e proporcionou aos pequenos pacientes uma viagem cheia de emoção e repleta de fadas, bruxas, castelos, lobos e heróis de revistas em quadrinho. As histórias infantis, apresentadas pela contadora de histórias, Marilene Evangelista, estimularam a imaginação das crianças e proporcionaram uma manhã cheia de alegria por meio do projeto Contação de Histórias, da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC).

Durante a apresentação as crianças eram estimuladas a participar completando as narrativas e descobrindo o nome dos personagens de acordo com a história e o objeto mostrado.

“Para estimular a participação das crianças, durante a contação de histórias, eu tiro de dentro do “poço da bruxa” uma peça que identifica cada personagem. Daí eu pergunto o que é o objeto e a quem ele pertence. As crianças adoram e até as mais tímidas, no final, acabam interagindo e abrindo aquele sorriso lindo”, comemorou Marilene.

A contadora disse ainda que o projeto é uma forma de resgatar essa tradição e manter viva a memória das crianças. “A contação de histórias contribui também para enriquecer a aprendizagem e possibilitar a formação de um ser mais crítico e reflexivo”, explicou.

As pequenas Kaylene Vitória, 7 anos, da cidade de Beneditinos, e Giulia Sousa, 4 anos, da cidade de Piripiri, eram só alegria durante a apresentação. As mães, Francisca Evarista e Lara kenia, respectivamente, foram enfáticas ao afirmar que as filhas estavam adorando as atividades da Semana da Criança.

“A Giulia só quer saber de ficar na brinquedoteca, participando das brincadeiras. Isso é muito bom, pois é uma distração e deixa minha filha menos estressada por conta do tratamento”, comentou Lara. Já Francisca disse que estar em casa seria melhor, mas que a filha está amando as festas da Semana da Criança. “Ela ta adorando tudo isso”, destacou.

Manoela Coutinho, gerente de enfermagem do HUT, explicou essas atividades já fazem parte do calendário permanente das ações desenvolvidas no Hospital, pois contribuem para humanizar ainda mais a assistência e estreitar laços entre as crianças, pais e profissionais de saúde. “Quebrar a rotina do hospital e levar alegria as nossas crianças ajuda a minimizar o desconforto do tratamento e a agilizar o processo de recuperação. Criança feliz é criança saudável”, pontuou Manoela.   

Ao final da apresentação as crianças ganharam pinturas de pele no rosto e nas mãos de todos os tipos de bichos. Empolgadas com a escolha do bichinho que iriam pintar na pele as crianças participaram da brincadeira e voltaram para as enfermarias mais coloridas e com a imaginação mais rica.
 
O evento de hoje foi parte da programação da VIII Semana da Criança do HUT que começou dia 07 e vai até o dia 15 de outubro. Durante essa semana as crianças terão ainda passeio no zoobotânico, manhã de lazer, apresentação de teatro com a Companhia do Riso, oficinas e várias atividades com grupos de voluntários. Veja a programação abaixo:
 



Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais