Cidadeverde.com

Campeonato Piauiense de pontos corridos prejudica o futebol

Imprimir

Os maiores campeonatos estaduais do Estado do Piauí foram disputados em turnos, dois, três e até quatro. Foram competições sensacionais. Inicialmente eram conhecidos os vencedores dos turnos e por último aconteciam as decisões para a consagração dos campeões. 

Foto - Eduardo Frota - Cidadeverde.com - Arquivo - Campeonato Piauiense

O maior de todos foi em 1977 quando tivemos recordes de públicos nos clássicos entre River e Flamengo nas finais de turnos e na fase decisiva do título estadual numa série de 3 jogos. Até hoje, decorridos 39 anos, os recordes não foram superados.

Mas as emoções não ficaram apenas nos Rivengos. Tiradentes, Piauí, Auto-Esporte, Caiçara, Comercial, Cori-Sabbá, Picos, Parnahyba, 4 de Julho, também estiveram presentes em jornadas empolgantes. Aos poucos foram fazendo mudanças, porém sem bons resultados de bilheterias. 

Atualmente acompanho  notícias de que "as finais serão realizadas em jogo único". Aí ocorre o seguinte: muítas peladas são realizadas, repetidas, repetidas, dando prejuizo por falta de interesse do público. Na hora dos grandes jogos, faltam datas e o título tem que ser resolvido rapidamente. 

E mais: comentam que o Parnahyba Sport Club vai defender a realização do Campeonato Piauiense de 2017 no sistema de pontos corridos. Pode ser outra mudança com resultado negativo. O torcedor ficaria sem os maiores espetáculos e os clubes de más campanhas ficariam fora da disputa muíto cedo, com prejuizo técnico e financeiro.

É bom que os dirigentes façam uma avaliação mais profissional da temporada de 2017. Não fiquem procurando caminhos que possam "ser fáceis para o título do ano". Lembramos que em 2016 foi feita uma proposta de alteração no campeonato, recusada pelo Parnahyba, sob o argumento de que "pegar River e Flamengo cansados seria melhor". Não seu certo para o Tubarão do Litoral.

Decidam o que for melhor para o futebol piauiense.

Dídimo de Castro
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais