Cidadeverde.com

Família denuncia falsa assistente social que tentou negociar órgãos de Valter Maranhão

Imprimir


Valter Maranhão foi sepultado na manhã de sexta-feira

A família do ex-jogador e treinador de futebol, Valter Maranhão, registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil denunciando o aliciamento de uma suposta funcionária do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para realizar a venda dos órgãos do atleta.

Ao Cidadeverde.com, o filho de Valter Maranhão, o jogador João Victor, disse que a suposta funcionária, identificada apenas como Conceição, procurou a família dizendo que era assistente social do HUT. “Ela prometeu agilizar o atendimento do meu pai no hospital. Depois procurou nossa família na nossa casa dizendo que ele tinha morrido e que era preciso doar os órgãos dele”, conta João Victor. 

A família desconfiou da mulher porque ela falava insistentemente sobre valores de órgãos, mesmo antes do protocolo de morte cerebral de Valter ter sido aberto pelo HUT. “A cada dez palavras que ela falava, onze eram órgãos. Tentava convencer a gente sobre a venda, dizendo, por exemplo, que uma córnea custava R$ 30 mil e que tinha um criança e dois adolescentes esperando para fazer transplante”, relata o filho de Valter Maranhão. 

A direção do Hospital de Urgência de Teresina foi informada sobre a prática da suposta assistente social e abriu sindicância para investigar o caso. A Assessoria de Comunicação do HUT desmente a versão da mulher e alega que ela não faz parte do quadro de funcionários do centro de saúde. Além de servidora do HUT, a mulher também disse à família de Valter que era lotada no gabinete de um deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado. 

De forma emergencial, o ouvidor do HUT, Joaquim Junior, baixou decreto proibindo a entrada de Conceição no hospital, que vai investigar se algum funcionário tem ligação com ela e executar a devida punição. Ainda não há prazo para o término da sindicância.

Valter Lima Vieira, conhecido como Valter Maranhão, tinha 60 anos. Ele foi internado na UTI do HUT no início da noite do último sábado (8), após sofrer um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico. O HUT confirmou a morte cerebral na última quarta-feira (12).

Nota do HUT sobre o paciente Valter Maranhão - divulgada às 12h52

Com relação às matérias veiculadas na imprensa sobre a doação de órgãos do paciente Valter Lima Vieira, 60 anos, que foi a óbito na última quinta-feira (13), às 13h20, a direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informa que já abriu sindicância para apurar os fatos relatados pela família e já encaminhou ordens expressas vetando a entrada da pessoa identificada como “Conceição”, em denúncia feita também à Ouvidoria do HUT pela família.

Segundo o depoimento dos filhos de Valter, Conceição foi contatada por uma amiga da família no intuito de acompanhar o atendimento no HUT. "Conceição" se identificou como assistente social da Assembleia Legislativa.

A direção do HUT esclarece que essa pessoa não possui nenhum vínculo com o Hospital. Portanto, não tem autorização de falar em nome do HUT sobre qualquer tipo de assunto, inclusive no que concerne ao estado de saúde de pacientes ou tratamentos/procedimentos realizados.

Com relação ao processo de doação de órgãos o HUT comunica que os trâmites seguidos obedecem à legislação federal. A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HUT é formada por profissionais especializados e comprometidos com a ética e a lisura exigida pelo trabalho desenvolvido. A CIHDOTT nunca autorizou ninguém a tratar do assunto com familiares de pacientes do Hospital.

O Hospital esclarece ainda que o processo de doação de órgãos só se inicia após o fechamento do protocolo de morte encefálica, a confirmação de ausência de atividade cerebral e a autorização da família. Apenas familiares de primeiro e segundo graus, além dos cônjuges podem assinar os documentos autorizando a doação. Após o cumprimento deste trâmite, a CIHDOTT do HUT aciona a Central de Transplante e a Organização da Procura de Órgãos (OPO), que iniciam o processo de captação com as equipes autorizadas. 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais