Cidadeverde.com

Período do ano favorece casos de catapora; previna complicações

Imprimir

O período entre julho e outubro favorece o aparecimento de casos de varicela, doença mais conhecida como catapora. Casos de complicações e até óbitos pela doença surgem com mais frequência, também, neste período, mas é possível prevenir o agravamento. Este mês, uma criança morreu e outra permanece internada em estado grave em Teresina, devido à doença. 

O vírus possui uma sazonalidade relacionada com o início da primavera no sul do país - entre julho e agosto - e acaba por disseminar-se por todo o Brasil também nesta época. De acordo com o médico infectologista Kelson Veras, devido ao grande número de casos de pacientes, tornam-se mais comum também os casos mais graves. 

"Já observamos um aumento nos casos, mas ainda não podemos confirmar um surto. A doença raramente evolui para formas graves, mas como temos uma grande quantidade, isso facilita que os casos piores apareçam. É impossível dizer qual caso evoluirá, então é importante ficar acompanhando e levar ao médico", disse.

O médico destacou, no entanto, sinais que podem indicar que aquele paciente precisará de uma atenção especial. Pessoas acometidas pela doença com idade superior a 10 anos, por exemplo, costumam ter sintomas mais intensos da varicela. Ele destaca ainda que crianças que apresentam intensa fraqueza, mal estar e perda de apetite devem consultar um médico. 

"Pessoas com imunidade enfraquecida, que tenham por exemplo o vírus HIV ou outra doença que atinja o sistema imunológico, devem ficar mais atentas caso sejam acometidas pela doença", disse. 

Aos pacientes que estejam com reações normais à doença - as pequenas bolhas na pele que apresentam coceira - o médico indica: banhos frequentes durante o dia com o permanganato de potássio, encontrado nas farmácias; ingestão de bastante líquido e evitar coçar as bolhas para prevenir infecções. 

O ideal é evitar levar a criança à escola ou à creche, uma vez que a doença é altamente contagiosa, transmitida por vias aéreas, e outras crianças poderão ser infectadas. 

Além disso, ele destacou que já foram desenvolvidos medicamentos antivirais seguros. Para que apresentem a melhor eficácia possível, eles devem ser ministrados em até 24 horas após o surgimento das erupções. Existe ainda a vacina contra a varicela, administrada em crianças de até um ano.

 

Maria Romero
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais