Cidadeverde.com

Governo entrega reforma de espaços culturais da capital e interior

Imprimir

O  Governo do Estado e a Secretaria de Cultura(Secult), estão realizando reformas e melhorias  de  diversos espaços culturais em Teresina e  interior do Piauí,  e o cronograma de inaugurações das obras começou a ser elaborado.

Alguns desses  trabalhos  já foram finalizados e outros estão em fase de conclusão. Um dos espaços a ser inaugurado em novembro é o Museu Cristino Castro, no município de Floriano. “Este, que é um dos mais importantes pontos turísticos e culturais da cidade, recebeu reparações no teto, telhado, piso, instalações elétricas e hidráulicas, camarim, anfiteatro, museu, sala administrativa, centro de computação, sala do Prodart e outros compartimentos”, destacou o gestor da Secult.

Também com previsão de entrega para o próximo mês, a Biblioteca Cromwell de Carvalho em Teresina,  foi toda reformada e climatizada. O espaço ainda recebeu novos banheiros, uma sala pra leitura infantil, uma sala para leitura em braile e uma vinilteca, que irá dispor de mais de 10 mil discos de vinis. A biblioteca pública recebia cerca de 5 mil estudantes por dia e a perspectiva é receber mais pessoas.

Estão previstas para o mês de dezembro  as inaugurações do Museu de Perypery, que teve a sua estrutura modernizada, alguns pertences restaurados e ganhou uma sala de cinema retrô. A cidade de Piripiri também conta com a reforma do Memorial Expedito Resende, onde o auditório está sendo transformado em teatro, com estrutura de som, luz, caixa cênica e camarins.

Em Teresina, serão entregues ainda  as obras de reforma e ampliação do prédio que irá abrigar o Museu da Imagem e do Som (MIS) ou Museu Francisco das Chagas Júnior (em homenagem à memória do produtor cultural e idealizador do projeto Salve Rainha). O novo espaço contará com cinco pavimentos, que incluem lojas, café, cineclube, auditório, estúdio de som, laboratório de cinema, midiateca, videoteca, laboratório de fotografia e espaço destinado a eventos e para produção e comercialização de obras de artistas locais.

Da editoria de cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais