Cidadeverde.com

Maior artilheiro da história das Copas oficializa aposentadoria

Imprimir

O maior artilheiro da história das Copas do Mundo decidiu abandonar os gramados. O alemão Miroslav Klose anunciou sua aposentadoria nesta terça-feira, aos 38 anos.

Ele estava sem atuar desde maio, quando seu contrato com a Lazio se encerrou. O agora ex-atacante passa a integrar a comissão técnica da seleção da Alemanha.

Nascido em Opole, na Polônia, Klose se mudou para a Alemanha aos oito anos e se profissionalizou em 1998, pelo Homburg, um clube pequeno do país, antes de se transferir para o Kaiserslautern. O centroavante disputou sua primeira partida pelo time principal em 2000 e logo chamou a atenção, conquistando uma vaga na equipe que jogou a Copa do Mundo de 2002.

Com cinco gols, Klose ajudou sua seleção a chegar à final, iniciando uma história vitoriosa em Mundiais. Naquela ocasião, foi derrotado pelo Brasil. Em 2004, foi negociado com o Werder Bremen e seguiu anotando seus gols, sendo convocado para mais uma Copa, em 2006, justamente na Alemanha. Novamente com cinco gols, levou a Alemanha até a semifinal, caindo desta vez para a Itália.

No ano seguinte, Klose foi contratado pelo gigante Bayern de Munique, onde conquistou seus principais títulos em clubes: faturou dois Campeonatos Alemães e chegou à final da Liga dos Campeões em 2010. Na Copa do mesmo ano, marcou mais quatro gols, na campanha alemã que parou nas semifinais, eliminada pela Espanha.

A consagração veio quatro anos depois. Já na Lazio, que o contratou em 2011, Klose foi convocado para o seu último Mundial em 2014, no Brasil. Com dois gols, chegou à marca de 16, superando Ronaldo como o maior artilheiro da história das Copas. Um dos gols teve sabor ainda mais especial: ele anotou o segundo na goleada histórica da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil, na semifinal, e ficou com o título após a vitória sobre a Argentina, na decisão.

Klose seguiu na Lazio por mais duas temporadas, e estava sem clube desde o final da última temporada, após deixar a equipe italiana. No total, ele marcou 71 gols com a camisa da Alemanha, tornando-se o maior artilheiro da história da seleção. O ex-atacante também é o único jogador da história do futebol a disputar quatro semifinais de Copa de forma consecutiva.


Fonte: Zero Hora

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais