Cidadeverde.com

Agespisa diz que ETA da Santa Maria para toda noite por falta de energia

Imprimir

A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina, funciona há mais de um ano produzindo apenas 50% de sua capacidade total. De acordo com o superintendente de operações da Agespisa, Simon Bolívar, a falta de energia no local todas as noites prejudica a população, que já sofre com o fato de a obra da ETA - recém inaurada - apresentar vários defeitos em relação ao projeto original. 

O autônomo Janilson Jackson integra um grupo de moradores do Jacinta Andrade, zona Norte, que, todas as noites, deixam suas casas para buscar água em um poço bastante afastado do bairro. A população enfrenta a falta de água e o medo, porque o local é escuro, isolado e violento. 

"A gente vai na escuridao e no perigo para ter água, estamos toda noite correndo atrás, porque não tem condições de a gente chegar em casa e não ter água para tomar banho, na hora do descanso", diz.

Muitos moradores, como a dona de casa Cristiane Silva, estão precisando comprar água para tomar banho e até para beber. Cada 50 litros está custando R$ 15. A maioria das residências tem água somente à noite. Em algumas, porém, a interrupção no fornecimento dura muito mais tempo. 

"A gente está comprando água para beber, porque só chega à noite. De dia, não tem. De 2011 até agora, nunca tem água. E eu já passei seis meses sem água nem de dia e nem de noite", lamenta.

Segundo o superintendente da Agespisa, a ETA para de funcionar todos os dias por volta das 18h, por conta de quedas de energia constantes na região. Com isso, a água para de ser tratada. 

"Temos ainda problemas com energia, porque 18h a ETA para porque a energia não é suficiente. Há um aliementador exclusivo sendo feito e deve estar pronto apenas em 30 dias. Mas a Agespisa foi obrigada a alugar um grupo gerador, de Fortaleza, porque nem tem aqui, para poder resolver esse problema e surprir a falta de energia. Ele deve chegar na próxima sexta-feira [4]", informou.

A Agespisa justificou o problema, ainda, informando que a ETA foi entregue à Agência pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) com diversos defeitos na obra, sendo esse um dos problemas. Dentre as áreas prejudicadas, está o reservatório da Estação, que não consegue armazenar água suficiente para os momentos de interrupção na produção de água. 

"Fico muito triste quando vejo população pegando água no rio Parnaíba para beber. Temos um reservatório com capacidade para 800 m³ que vai ser inagurado no fim desse mês. Além disso, terá uma subadtuora que vai se interligar com o reservatório do jacinta. Isso deve ser feito até o final de novembro, garantindo água podendo ser armazenada e a ETA poderá parar e ainda terá água para distribuir", explicou.

Por conta dos problemas, a obra ainda não foi devidamente recebida pela Agespisa e produz apenas 22 milhões de litros de água por dia - a capacidade do projeto original seria de 44 milhões. 

 

Maria Romero com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais