Cidadeverde.com

Seduc "previu" tema da redação do Enem 2016 nas redes sociais

Imprimir

A secretaria estadual de Educação, Rejane Dias, comentou, nesta segunda-feira (07), o desempenho do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Inep, o Estado teve o menor número do país de abstenções de candidatos na prova. Para a gestora, inovações  implementadas pela pasta, como o “Passe-Livre Seduc” e a descentralização de "aulões" foram essenciais para o resultado. 

“Planejamos cada uma das ações. Fizemos levantamento e descobrimos que quase 20% dos candidatos não compareciam às provas porque não tinham dinheiro para comprar o vale-transporte. No interior do Estado a situação era mais dramática. Fizemos parceria com as empresas terceirizadas que fazem transporte escolar. Para se ter uma ideia dos 224 municípios do Piauí, em 34 são realizadas as provas do Enem. Imagina o drama de deslocamento que esses alunos viviam”, pondera Rejane Dias. 

A secretária também responsabiliza os professores da rede estadual pelo baixo número de abstenções de candidatos. Os educadores deram dicas de temas de redação do Enem durante todo o ano. A pista mais recente foi postada na página da Seduc do Facebook, na última terça-feira (1) e adiantou a intolerância religiosa como um possível assunto a ser discutido na prova. 

 “A motivação e o envolvimento dos professores fez grande diferença. Descentralizamos as revisões e levamos as aulas para outras cidades polos do Piauí. Nos dias das provas os professores montaram pontos de apoio dando todo suporte aos alunos nesse momento de tensão”, ressalta a secretária de Educação. 

Para os alunos que farão o Enem nos dia 3 e 4 de dezembro, por conta do adiamento do exame em decorrência das ocupações de estudantes nos institutos federais do Piauí, a secretária assegura que os candidatos continuarão sendo beneficiados com as ações da Seduc. O Passe-Livre Seduc e revisões seguirão sendo realizadas até o prazo da prova. 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais