Cidadeverde.com

SUS fornece mais de 2 mil cadeiras de rodas em Teresina

Imprimir

Com o objetivo de promover a inclusão da pessoa com deficiência física, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Teresina, por meio do SUS, fornece diversos tipos de cadeiras de rodas. Somente de janeiro a setembro de 2016, cerca de 2.478 pessoas foram beneficiadas com o equipamento. 

Uma das beneficiadas foi a servidora pública Kedma Daniele, que utiliza cadeiras de rodas desde 2013: “Já recebi do SUS cadeiras de rodas padrão, de banho e órtese para membro inferior. Para mim, estes materiais foram essenciais, pois facilitaram minha mobilidade. Agora, eu posso executar diversas funções com independência e autonomia”, afirma.
 
Entre as cadeiras de rodas fornecidas pelo SUS de Teresina, estão a cadeira de rodas padrão, motorizada, monobloco, para tetraplégico, para usuário com peso superior a 90kg e, ainda, cadeira de rodas para banho padrão, para banho com encosto reclinável e para banho com aro de propulsão.
 
Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde de Teresina, informa que a prescrição e dispensação das cadeiras de rodas obedecem a portaria n°1.272/2013 do Ministério da Saúde e que o usuário passa por avaliações físicas, cognitivas, visuais e auditivas, sendo avaliado também o seu ambiente domiciliar.
 
O secretário explica: “O SUS não é um balcão de entrega de equipamentos. O usuário tem atendimento com equipe multidisciplinar e passa por avaliações físicas para que receba o modelo de cadeiras de rodas adequado ao seu caso. Uma equipe da SMS faz ainda avaliação do ambiente domiciliar, orientando a adaptação da casa para utilização da cadeira”, conclui.
 

Passo a passo para receber uma cadeira de rodas pelo SUS:
 
1.Vá ao posto de saúde mais próximo da sua residência.
 
2.Se houver necessidade, o médico faz a solicitação da cadeira de rodas adequada ao seu caso.
 
3.Junte a solicitação do médico e a cópia dos seus documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência atualizado e cartão do SUS).

4.Se morar em Teresina, você entrega toda a documentação do item 3 na Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, localizada na Av.Miguel Rosa, antigo prédio da Jacaúna, bairro centro sul. Se morar no interior do Piauí, a entrega da documentação é na Secretaria de Saúde do seu município de origem.
 
5.Aguarde contato telefônico do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), prestador responsável pela dispensação das cadeiras de rodas.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais