Cidadeverde.com

Feito em Casa destaca lançamento de coletânea com 48 poetas do PI

Imprimir

Neste sábado(19), Cineas Santos recebeu a professora Keula Araújo no Feito em Casa para falar sobre poesia e o lançamento da coletânea "Baião e Todos", previsto para o dia 25 de novembro, na Oficina da Palavra, centro de Teresina.

Essa coletânea reunirá 48 poetas, entre nomes consagrados e os novos talentos. O já renomado poeta Paulo Machado participa da obra e foi um dos citados na entrevista. Ele foi ex-aluno de Cineas, que aproveitou para lembrar essa época, quando teve contato com os primeiros poemas de Pauloe pode identificar de imediato o seu talento.

Entre as revelações, Cineas e Keula citaram Demétrius, que segundo a professora, tem um texto enxuto e organizado; e o Rodrigo, que para ela faz uma poesia diferente, além de produzir seus livros de forma quase artesanal, lembrou Cineas.

O apresentador afirmou que o importante dessa coletânea é promover esse diálogo necessário entre tantas "vozes dispersas na Chapada" e acrescentou que tem muita gente fazendo e pouca gente conversando sobre fazer poesia. Para Cineas fazer poesia é um trabalho que exige muita paciência, muita dedicação e muita vivência porque poesia "não é atividade de amador".

Ainda na conversa, os dois questionaram a ausência da poesia na escola. Para Keula, falta leitor de poesia. Cineas recordou que houve um tempo que lia-se mais  poesia nas escolas e era uma poesia rimada e metrificada de autores como Gonçalves Dias e Cassimiro de Abreu. "Nas minhas andanças observo que professores têm dificuldade para trabalhar poesia na sala de aula", completou.

Assista na íntegra a entrevista!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais