Cidadeverde.com

Incêndio é controlado, mas gera alerta em São Raimundo Nonato

Imprimir
A arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano - Fundham -, informou ao Cidadeverde.com que o fogo que ameaçava as instalações da fundação foi contido entre sábado e domingo. O incêndio teve início ontem (6) e voltou a gerar um alerta na região. Queimadas em zona urbana provocadas por moradores de São Raimundo Nonato podem ameaçar a região do Parque Nacional Serra da Capivara.

Niède explicou que foi necessária a ajuda de vários moradores para conter o fogo, que provavelmente teve início por volta de 12h e chegou à Fundham às 14h. "Um morador botou fogo em uma roça, e como está muito quente, esse fogo deve ter se alastrado mais rapidamente", relatou a arqueóloga.

Até o início da noite de sábado, policiais militares, a equipe de combate a incêndios do Ibama, o Prevfogo, e vários populares combatiam o incêndio, que só foi totalmente contornado depois que a Construtora Sucesso emprestou um trator para abrir uma pequena estrada na área mais afetada, e de onde o fogo se propagava para os outros setores. "Foi preciso isso para se levar água até lá e apagar o fogo. E isso aconteceu em um dia em que praticamente ninguém trabalha aqui", disse Niède.

Niède lembrou que ainda existem pessoas fazendo casas em um terreno do Ministério da Aeronáutica, e queimando o mato ao redor. "Aqui nós tínhamos uma bela paisagem de caatinga que não existe mais. Cada um faz sua casa e começa a tocar fogo. A lei existe, mas ninguém cumpre", lamentou a presidente da Fundham.

Fábio Lima
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: