Cidadeverde.com

Missão internacional visita projetos no semiárido do Piauí

Imprimir

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Junta Executiva do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida) iniciaram na última terça-feira (22) uma visita a associções e cooperativas apoiadas pelo Projeto Viva o Semiárido, financiado pelo Fida, nos territórios do Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e  Vale do Canindé com o objetivo de vistoriar o andamento dos planos de negócios.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, esta missão internacional é de extrema importância, porque o Fida tem a oportunidade de ver o resultado dos avanços destas localidades após a chegada do PVSA.

Na última quarta (23) a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Angical, em Valença; e a Cooperativa de Ipiranga receberam a comitiva e apresentaram seus produtos e os avanços na produção com o apoio do Estado e do Fida, através do PVSA com a aquisição de mudas de caju, equipamentos de benefiamento do caju e da castanha, hidrogel, tratores e implementos. A associação de Angical foi contemplada com investimentos de R$ 205. 284, 72 reais,beneficiando 23 famílias.

Raimundo Morais Barbosa tem 60 anos e há 7 mora no assentamento Angical. Para ele, a chegada do projeto Viva o Semiárido trouxe de volta a esperança de uma vida melhor para a comunidade. "Com a aquisição de mais este poço e outros investimentos teremos como criar animais de corte de melhor qualidade e assim ampliar nossos negócios".

Na parte da noite, foi realizada uma feira de artesanato em Picos com produtos de comunidades quilombolas de Jaicós e São João da Varjota.

Nesta quinta-feira (24) a equipe visita a comunidade Patos, em Bela Vista do Piauí; e os beneficiários da COMAPI, em Simplício Mendes. A missão internacional será concluída na sexta com visita à cooperativa Casa Apis, produtora de mel com sede na cidade de Picos.

A comitiva é composta por uma equipe da SDR e ainda representantes do Fida da Argentina, Estados Unidos, Arábia Saudita, Noruega, Nigéria, China, Indonésia, Suíça, Inglaterra, Itália e Angola. Uma vez por ano, a Junta Executiva do Fida visita um país da América Latina e o Brasil foi escolhido para ser visitado este ano, com foco no Piauí.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Fidagoverno