Cidadeverde.com

Bope alerta para ação de 'lanceiros' no centro da cidade

Imprimir

A movimentação no centro da cidade aumenta com a proximidade das festas de fim de ano. Com isso, cresce também as ocorrências de furtos e roubos. O tenente Renildo Alves, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE),  explica que o policiamento é reforçado, neste período, mas alerta que os consumidores têm que ficar mais atentos para ação de 'lanceiros', ladrões que fazem roubos rápidos.

"Os cidadãos devem tomar cuidados para não se tornarem vítimas em potencial dos lanceiros. Eles se aproveitam da aglomeração de pessoas como, por exemplo, em paradas de ônibus. Para tentar barrar ações do tipo, as pessoas devem evitar andar com mochilas ou bolsas nas costas e colocá-las na frente do corpo, para evitar que naquele empurra-empurra, alguém se aproveite e cometa o furto", disse o tenente. 

O militar ressalta que as mulheres são vítimas em potencial e os criminosos, geralmente, 'estudam' a pretensa vítima, antes de atacar. "Eles observam as pessoas mais distraídas e que, consequentemente, serão mais fáceis de ser furtadas. Os 'lanceiros' simulam empurrões, abrem o zíper, vem outro atrás e consegue retirar o pertence", reitera. 

O cabo Melo orienta ainda que os consumidores evitem se distrair com vitrines ou mesmo ao celular.

 "Nestes casos, o zíper deve estar para frente do corpo para evitar que alguém abra por trás. Se houver esbarrões, a primeira medida é agarrar a bolsa e virar de frente para a pessoa que esbarrou. Se ele for um lanceiro, longo perceberá que você está atento e que ele poderá ser identificado", frisa. 

A recomendação para os homens, é colocar a carteira ou celular no bolso da frente e, de preferência, usar camisas compridas. "No geral, as pessoas devem evitar usar aparelhos em locais públicos, exceto em situações de urgências. Devem ser evitados comportamento como visualizar vídeos ou enviar mensagens em paradas de ônibus, por exemplo, para evitar ser furtado", finaliza. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais